Confira!
Você sabia que cada medicamento tem hora certa para ser usado? Conhece as diferentes apresentações dos medicamentos nas formas líquida e sólida e como deve utilizá-las? Já teve dúvidas sobre como guardar um medicamento em casa? Estas e muitas outras informações estão reunidas na publicação “Uso certo: guia fácil sobre medicamentos”, lançada pelo Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O guia está disponível em português e em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A publicação foi organizada pelas professoras do Colegiado de Farmácia da Univasf Deuzilane Muniz Nunes e Isabel Dielle Souza Lima Pio, que coordenam o CIM, e pelo professor da área de Estudos da Tradução e Interpretação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Markus Johannes Weininger. O Guia contou com a participação de uma equipe formada por cerca de 60 pessoas surdas e ouvintes, entre profissionais de Farmácia de todo o país, tradutores de Português-Libras e estudantes bolsistas e voluntários dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Letras Libras da Univasf.
Composto por 65 páginas, o Guia está dividido em 11 capítulos ilustrados, todos gravados em vídeo com áudio (voz) e legendas em português e Libras. No início de cada capítulo há um link e um código do tipo QR que levam para o respectivo vídeo no YouTube. O Guia “Uso certo: guia fácil sobre medicamentos” está disponível para acesso gratuito por meio deste link e os vídeos estão no canal do CIM no YouTube.
A publicação foi elaborada para orientar a população sobre como usar medicamentos da forma certa e segura e foi planejada, desde o princípio, para apresentar essas informações também para as pessoas com deficiência. No Guia, o usuário irá encontrar informações sobre a forma certa de usar e guardar medicamentos, orientações para levar medicamentos ao sair de casa, como descartar remédios vencidos ou estragados e a importância de saber usá-los para evitar riscos à saúde, entre outros assuntos.
A ideia de elaborar o Guia surgiu a partir da atuação do CIM, criado em 2015 com o propósito de informar a população sobre o uso racional de medicamentos. Desde 2017, o CIM passou a utilizar a Libras para informar as pessoas surdas, ampliado seu alcance junto à sociedade. Ao longo desse período, a equipe percebeu que informações em saúde são pouco acessíveis para o público em geral, mesmo entre as pessoas que não têm deficiência.
No total, a equipe dedicou nove meses para executar o projeto completo do Guia, que contou com apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), por meio do Programa de Extensão Tecnológica (PET); do Conselho Federal de Farmácia (CFF), dos Conselhos Regionais de Farmácia da Bahia (CRF-BA) e de Pernambuco (CRF-PE); e da Secretaria de Educação a Distância (Sead) da Univasf, onde foram gravados os vídeos (foto acima).
“Esperamos que esse material possa trazer democratização da informação para as pessoas surdas, as pessoas cegas, as pessoas com baixa visão e as pessoas com baixa escolaridade e baixo letramento em saúde. Nosso objetivo é alcançar todo esse público, porque sabemos que as pessoas necessitam de acesso à informação para que elas possam cuidar melhor de sua saúde”, afirma a professora Deuzilane Nunes. Mais informações sobre a atuação do CIM estão disponiveis no Instagram.