Saiba mais!
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), referente ao ano de 2023 e teve três cursos que alcançaram a nota 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) realizado em 2023. Os cursos que se destacaram com a nota máxima foram Enfermagem, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. Outros oito cursos da Instituição também apresentaram resultados positivos, com notas 4 e 3 no Enade. Estes indicadores que avaliam a qualidade das Instituições de Educação Superior brasileiras foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), na última sexta-feira (11).
No total, 11 cursos de graduação da Univasf foram avaliados no Enade 2023. Os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção (Juazeiro), Farmácia, Medicina (Paulo Afonso), Medicina (Petrolina) e Zootecnia receberam conceito 4. E o curso de Medicina Veterinária obteve nota 3.
A coordenadora do Colegiado de Engenharia Civil, Nailde de Amorim Coelho, destaca que o desempenho dos estudantes no Enade é motivo de orgulho para todos que integram o curso da Univasf. Para ela, a nota máxima obtida é resultado da dedicação dos estudantes, professores e técnicos e mostra que o curso é uma referência. “Significa que formamos profissionais qualificados e capazes de competir com os melhores do mercado. Essa nota reflete o comprometimento de todos que fazem parte do curso. É extremamente importante mostrar para a sociedade, que o curso de Engenharia Civil e a Univasf, no sertão nordestino, formam profissionais de excelência. É uma satisfação imensa poder fazer parte dessa história, como ex-aluna e agora docente do curso”, afirma Nailde.
A professora Adriana Mayumi, coordenadora do Colegiado de Zootecnia, também atribui o conceito 4 no Enade 2023 ao trabalho constante e coletivo de toda a Instituição: gestão superior, docentes e técnicos envolvidos no curso e, em especial, dos alunos. “Saímos do conceito 3 para 4 e isto é um grande estímulo aos discentes e docentes. Aos discentes, o conceito 4 representa a realização de sua graduação em um curso conceituado, fato que pode contribuir para sua visibilidade. Para os docentes, é um alento saber que sua dedicação e compromisso com a formação dos discentes permitiu que estes alcançassem êxito nos processos avaliativos, como o Enade, que reflete diretamente no conceito do curso”. Ela frisa ainda que o trabalho deve ter foco na melhoria contínua para alcançar a excelência.
CPC – O Inep também divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC), outro indicador de qualidade que avalia os cursos e que leva em consideração diversos componentes, entre eles o desempenho dos estudantes no Enade, estrutura curricular e pedagógica, infraestrutura física, titulação e regime de trabalho dos professores. As graduações em Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Farmácia e Zootecnia obtiveram CPC 4, considerado muito bom; e os dois cursos de Medicina e o de Medicina Veterinária ficaram com CPC 3, considerado bom.
O pró-reitor de Ensino, Marcelo Ribeiro, diz que os indicadores demonstram que a Univasf vem proporcionando uma formação de qualidade aos estudantes. “Os indicadores refletem a qualidade da nossa instituição, com majoritariamente notas cinco e quatro. Também tivemos uma nota excelente referente ao IGC, que é a nota 4. Temos ainda muitas dificuldades do nosso processo de consolidação dos campi e dos desafios de uma universidade multicampi no interior, mas, nesses 20 anos, a Univasf tem de fato expressado, nesses indicadores, sua excelência”, afirma.
Ele ressalta que 113 das 254 instituições públicas de ensino superior, o que equivale a 46% do total, têm IGC 4. “A Univasf está nesse universo e isso muito nos orgulha e nos deixa mais motivados ainda para buscar a excelência”, comenta o pró-reitor. Os indicadores, segundo o pró-reitor, são importantes não só para identificar instituições e cursos que têm conceito positivo, mas também para orientar as políticas de fortalecimento do ensino superior e apontar necessidades de aprimoramento.
Os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023 foram apresentados pelo Inep no dia 11 de abril, em Brasília (DF). Na ocasião, foram apresentados os resultados do Conceito Enade, do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2023. Todos os dados estão disponíveis no portal do Inep.