Websérie da Fecomércio PE aborda como tema central MEI em Evolução

Iniciativa faz parte de uma série que aconteceu durante todo o ano de 2023 e o três episódios exibidos em novembro encerram a edição desse ano

Abrindo os últimos episódios da Websérie promovida pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, por meio do Instituto Fecomércio PE, em parceria com o Sebrae Pernambuco, foi-se abordado o tema MEI em Evolução: desafios e oportunidades. Na primeira exibição de três dias, foi discutido a gestão financeira eficiente, com o contador Rafael Alves e mediação de Alyne Melo, fundadora do Auto Atendimento MEI. No segundo dia, a convidada foi Dorgivânia Arraes, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco para falar dos aspectos legais e regulatórios e, para encerrar, a também contadora Larissa Istefhany conversou sobre nota fiscal descomplicada.

Discutindo sobre assuntos relevantes para a sociedade e para os empresários e microempreendedores locais, Rafael Alves, que também é sócio e head de Inovação na Finanza Consultoria & Contabilidade e Faz Contabilidade Digital, trouxe insights e estratégias práticas para uma gestão financeira eficiente dos MEIs, abordando temas cruciais como orçamento, controle de despesas, gestão de fluxo de caixa e economia de recursos, elementos essenciais para promover a sustentabilidade financeira dos pequenos negócios.

“O nosso MEI, que é a microempreendedora ou microempreendedor individual, hoje movimenta a economia de uma forma magnífica. A gente consegue perceber a grande quantidade de emprego que é gerado e também a quantidade de renda que vem junto a isso. Antes negócios totalmente informais e, hoje, temos negócios formais com CNPJ totalmente legalizado”, destacou o contador.

Em 15 anos de existência do MEI, Alyne ressalta a importância dos avanços proporcionados para essa categoria que só cresce a cada ano no país. “Por muitos anos o MEI foi banalizado. Mas neste ano está acontecendo um marco histórico porque esses empreendedores têm mais autonomia para se formalizarem sozinhos e uma plataforma nacionalizada, além de representarem 1/4 do PIB brasileiro, por exemplo”.

No segundo dia de exibição, Dorgivânia destacou a importância da criação do MEI e do Simples Nacional, que reúne todos as tarifas pagas pelos empreendedores, simplificando o modelo. “Em 2006, quando foi idealizado o MEI, foi exatamente para evitar a informalidade e trazer esse empresário para conhecer esse mundo em que o empreendedor inicia pequeno, mas pode crescer muito e se tornar uma grande empresa”.

E, finalizando o último episódio da série, Larissa ressaltou a importância da nacionalização do portal para emissão de notas fiscais de serviços e produtos como um grande avanço para a categoria. “A ideia é realmente trazer e unificar as informações, centralizando em um único portal para que todas as pessoas consigam ter acesso e façam essa emissão sem muita burocracia”.

O superintendente do Instituto Fecomércio PE, Ricardo Santos, falou um pouco sobre o sentimento da realização de mais uma websérie em 2023. “A websérie foi importante por trazer um conteúdo completo e atualizado sobre temas relevantes para microempreendedores individuais, por apresentar os temas de forma clara e objetiva, esse é um exemplo de como o conteúdo digital pode ser utilizado para promover a educação e o desenvolvimento dos microempreendedores individuais”.

Episódios
Você pode conferir todos os episódios dessa que estão disponíveis no canal da Fecomércio-PE no YouTube para consumo on demand. Confira todas as conversas!

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas