32º Encontro de Maracatus de Baque Solto reúne grupos de 22 municípios de Pernambuco, em Aliança

Saiba mais!

Neste domingo (11), a cidade de Aliança recebeu o 32º Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto, que reuniu grupos de 22 municípios de Pernambuco e mais de 15mil folgazões (brincantes fantasiados). O evento teve o incentivo do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco – Secult-PE e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, e tem como objetivo preservar essa manifestação nascida na Zona da Mata do Estado e ligada à cultura dos trabalhadores.

Criado pelo Mestre Salu, falecido em 2008, o Encontro é produzido pelos próprios grupos, através Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Este ano, estão sendo homenageados folgazões que participaram de todas edições: Dona Nina, do Leão Teimoso de Lagoa de Itaenga; Dona Ernesta, do Leão Dourado de Lagoa do Carro; Dona Aurora, do Carneiro Manso de Glória do Goitá; Luís Caboclo, do Estrela de Ouro de Aliança; Zé Tico, do Leão Vencedor de Buenos Aires; e Seu Nestor, do Leão da Vitória de Vitória de Santo Antão.

O evento, um exemplo de resgate, persistência e criatividade, conta com a participação de grupos que se deslocam da Região da Mata Norte, da Mata Sul, do Agreste Setentrional e da Região Metropolitana do Recife, incluindo o mais antigo, o Maracatu Cambindinha de Araçoiaba, de 1914 (completando 110 anos), e os três caçulas: Maracatu Tubarão Devorador de Aliança, Maracatu Canarinho de Ouro e o Maracatu Beija Flor da Mata Norte, todos fundados em 2023.

Nas apresentações o Mestre de cada Maracatu entoa loas em marchassambas e galope acompanhado do Terno (grupo de sopro e percussão), enquanto no terreiro os caboclosbaianas e arreiamá, sob o comando do Mestre Caboclo, se exibem fazendo manobras.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas