Ministério da Saúde reforça assistência especializada em Pernambuco com equipamentos cirúrgicos e carreta de saúde

Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, recebe novos equipamentos cirúrgicos e Timbaúba inicia atendimento da carreta de exames de imagem

Ministério da Saúde inaugurou, nesta quinta-feira (25), novos equipamentos destinados a um dos centros cirúrgicos do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru (PE), e anunciou o início dos atendimentos da carreta de exames de imagem do programa Agora Tem Especialistas em Timbaúba (PE). Alinhadas ao programa Agora Tem Especialistas, as ações visam ampliar o acesso da população a exames e cirurgias especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS)

O diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde, Fernando Figueira, acompanhou as agendas no estado e destacou que as ações fazem parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso da população a procedimentos especializados pelo SUS.

“Com a entrega desse combo, será possível realizar cirurgias por vídeo. É um conjunto moderno, equipado com arco cirúrgico e sistema de videocirurgia. O objetivo é garantir tecnologia de ponta no SUS, equivalente à disponível na rede privada, para que os pacientes tenham acesso a um tratamento mais moderno e seguro”, afirmou.  

Segundo Fernando Figueira, a iniciativa também fortalece as condições de trabalho das equipes de saúde e amplia a capacidade de atendimento das unidades hospitalares. “O paciente poderá ter o diagnóstico, o agendamento e a realização da cirurgia em uma estrutura adequada, enquanto os profissionais terão à disposição equipamentos de alta tecnologia para os procedimentos”, completou. 

Com investimento de R$ 1,4 milhão do Novo PAC Saúde, os novos equipamentos entregues ao Hospital Mestre Vitalino vão reforçar a estrutura da rede hospitalar local, além de promover a modernização tecnológica da rede pública de saúde. 

O combo cirúrgico entregue em Caruaru é um dos 19 destinados a Pernambuco para cirurgia geral e oftalmológica, além de quatro tomógrafo.  No estado, o investimento total é superior a R$ 37,5 milhões. Os equipamentos contribuem para a redução do tempo das cirurgias, oferecem maior segurança aos procedimentos e diminuem os impactos no pós-operatório, proporcionando recuperação mais rápida aos pacientes. 

Em todo o país, o Ministério da Saúde vai entregar 300 combos cirúrgicos e 40 tomógrafos para 185 municípios, com investimento de R$ 546 milhões. A iniciativa permitirá a realização de cerca de 428 mil cirurgias eletivas por ano no SUS. Ao todo, mais de 1.700 equipamentos serão distribuídos para estruturar novas salas cirúrgicas em hospitais de todas as regiões do país. 

Os combos destinados à cirurgia geral são compostos por seis equipamentos: aparelho de anestesia, monitor multiparâmetros, mesa cirúrgica elétrica radiotransparente, arco cirúrgico, sistema de vídeo endoscopia rígida e ultrassom portátil. Eles permitem a realização de cirurgias abdominais, ginecológicas, urológicas, entre outras. 

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 33 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas