A HIPOCRISIA DOS MELHORES DO ANO

Coluna Semanal

E a temporada de melhores do ano foi aberta, com as enquetes que definem quais são os melhores de qualquer coisa. As melhores empresas e profissionais, que depois de pedirem para os amigos e conhecidos votarem ou marcarem seus nomes, vão pagar uma “taxa simbólica” para participar do evento, receber uma placa, tirar uma foto e colocar na legenda: “Obrigado Senhor por mais uma conquista”. Outros afirmarão: “Nunca foi sorte, sempre foi Deus...”

Os argumentos para participarem são muitos: visibilidade, reconhecimento, engajamento, chame do que quiser..., mas a verdade é que os participantes, deste presépio pré-natalino, estão se esforçando pra ganhar um título que não vale nada, atribuído por quem não entende de negócios, enquanto se esforçam para agradar que não gostam, gastando um dinheiro, que muitas vezes não tem, na tentativa de acreditar, que a empresa ou profissional está no caminho certo. Só que não está.

Vejo esse movimento nas redes sociais como algo superdivertido, pessoas se implorando por likes ou marcações, enquanto a população, assim como como dá uma moeda de R$ 0,25 centavos para um pedinte, se compadece e ajuda o coitado que quer ser reconhecido como o melhor de qualquer coisa. Quem já pagou, tem todo o direito de ficar com raiva, mas depois que sua ira for aplacada, eu te pergunto: Isso é o melhor que você pode fazer por sua empresa?

Se sua resposta for sim, tenho a certeza que você está no caminho certo, afinal de contas, sua empresa precisa muito viver de aparências e a placa de melhores do ano de 2024, vai fazer toda a diferença para o seu negócio de mentira. Se sua resposta for não, provavelmente o mínimo de bom senso e a sobriedade devem ter chegado ao seu juízo, pois não é um pedaço de papel que vai definir quão bom você é.

A primeira lição para se tornar melhor de verdade, está associada a razão de existir da sua empresa. Seja como profissional autônomo ou pelo CNPJ, existe um motivo que levou aos envolvidos a se engajarem em nesse projeto, e junto com isso, é necessário estabelecer metas e objetivos claros de onde se quer chegar nos próximos anos.

Muitos dirão que já tem tudo isso na cabeça, mas não só de sonhos uma empresa é construída, e se você não está disposto a colocar no papel o que você acha quer quer, provavelmente não terá coragem de fazer o que precisa ser feito, para chegar onde pode. E possivelmente, você é um sério candidato a comprar um título de melhor de 2024, porque afinal de contas, você merece, depois de tanto esforço e tão pouco resultado.

Compreendo prezado leitor, que tudo isso dá trabalho, mas o que não dá? Deixar o negócio a deriva, deixa você a mercê do acaso, mas será que o acaso vai te proteger enquanto você andar distraído? Também sei que, além de tudo o que você já faz, fazer mais alguma coisa, é doloroso, mas lembre-se. existem trilhas e caminhos para o sucesso, você só precisa saber quais caminhos seguir, enquanto passa por sua metamorfose empresarial, afinal, crescer dói.

Crescer dói, mas liberta, e assim como o resultado começa a aparecer, para os que se esforçam, saber onde é necessário trabalhar, fará toda a diferença na sua busca por resultados que realmente valham a pena. Sucesso é dor, mas está associado a escolha que você faz todos os dias, para levar a empresa a trilhar por melhores caminhos.

No fim, você poderá colher os frutos pelo esforço na direção certa, através do reconhecimento dos seus clientes, que escolhem seus produtos e serviços por serem realmente melhores. Ou você pode escolher, continuar tomando o ópio anual das plaquinhas de melhores do ano, enquanto seu negócio se prepara para declarar falência muito em breve. A escolha é sua, todos os dias.

Author
Professor Tiago Machado

Tiago Silveira Machado, Eng. de Produção Mecânica, com Mestrado em Eng. de Produção e cursando doutorado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental. Trabalhando como Professor da Universidade de Pernambuco - Campus Salgueiro.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas