Nesta segunda-feira (06/10), serviço atingiu a marca de 400 atendimentos realizados em 2025
O Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS), localizado em Salgueiro, referência no cuidado em saúde para municípios localizados no Sertão Central, tem fortalecido a assistência em doenças respiratórias por meio do Ambulatório de Pneumologia Infantil e Adulto, ampliando o acesso à assistência especializada na região. Com uma média semanal de 25 atendimentos — sendo 10 infantis e 15 adultos — o serviço já ultrapassou a marca de 400 consultas em 2025.
Os pacientes são encaminhados para o ambulatório especializado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos sete municípios que compõem a VII Gerência Regional de Saúde (Geres) e regulados pelo sistema estadual, priorizando casos com sintomas persistentes ou suspeitas clínicas mais complexas.
Segundo o pneumologista responsável pelo serviço, Ananias Nogueira, os diagnósticos mais frequentes são de asma e bronquiolite em crianças, enquanto nos adultos prevalecem casos de asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). “Com o acompanhamento contínuo dos casos, é possível reduzir internações por doenças respiratórias, especialmente por pneumonias, além de melhorar o prognóstico de condições crônicas como asma e DPOC”, destaca o especialista.
O profissional reforça ainda que o atendimento oportuno e o seguimento clínico especializado promovem um manejo mais eficaz das doenças respiratórias, fortalecendo a continuidade do cuidado em nível hospitalar e ambulatorial, contribuindo para a qualidade de vida da população assistida, além do gerenciamento controlado da dispensação dos medicamentos de alto custo fornecidos pelo Governo Federal.
Em julho deste ano, um mutirão foi realizado com o objetivo de agilizar os atendimentos e reduzir a demanda reprimida. A ação resultou na eliminação da fila de espera ambulatorial em pneumologia da VII Geres, beneficiando moradores de Belém do São Francisco, Cedro, Serrita, Salgueiro, Mirandiba, Terra Nova e Verdejante.