Carnaval de Petrolina homenageia Ana das Carrancas

Veja!

No ano em que se celebra o seu centenário, a artesã e Patrimônio Vivo de Pernambuco Ana das Carrancas (in memoriam) será uma das homenageadas no Carnaval de Petrolina. Com o tema “Vamos desfilar a vida, carnavalizar!”, a folia acontecerá entre os dias 18 e 21 de fevereiro e contará com mais de 60 atrações – entre artistas, escolas de samba, orquestras e blocos. O evento será dividido em três polos que já são tradicionais no município: Orla, 21 de Setembro e Multicultural.

Além de Ana das Carrancas, Petrolina homenageia Domingos Manoel de Souza, que faz parte da história do Carnaval da cidade com o bloco ‘Os que ficaram’. O prefeito Simão Durando destaca o centenário de Ana das Carrancas será repleto de comemorações ao longo do ano.

ANA DAS CARRANCAS - Natural de Ouricuri, Ana Leopoldina dos Santos nasceu no dia 18 de fevereiro de 1922 e começou a fazer as primeiras peças de barro aos sete anos, ajudando a mãe na fabricação de brinquedos para vender na feira. Depois, passou a fabricar peças utilitárias de cerâmica, como panelas. Ao se mudar para Petrolina, anos depois, descobriu nas carrancas do São Francisco a inspiração para criação das figuras que lhe deram fama nacional e internacional, se consagrando como a Dama do Coração de Barro. Em 2006, Ana das Carrancas tornou-se Patrimônio Vivo de Pernambuco. A artesã morreu aos 85 anos, dois anos após a concessão do título em reconhecimento a sua arte.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas