Cerimônia marca lançamento da revista “Gesseiros: “Neve” no Sertão do Araripe”, do projeto MPT em Quadrinhos

O maior polo gesseiro do mundo é de Pernambuco. Mais de 80% do gesso utilizado no país é produzido no estado.

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (19), O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco promoveu o lançamento da revista em quadrinhos “Gesseiros: “Neve” no Sertão do Araripe”, 73ª publicação do projeto MPT em Quadrinhos. O evento é um das ações pensadas pelo órgão ministerial para marcar o Abril Verde, mês dedicado às ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O evento aconteceu na sede do MPT em Pernambuco, no Recife, e reuniu diversas autoridades, parceiros e representantes de instituições que atuam na cadeia produtiva do gesso. 

Na ocasião, a procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, que também atua como procuradora da região, destacou a alegria de poder lançar o material para os trabalhadores da região. "É uma satisfação muito grande poder lançar esse material, despois de mais de 10 anos de atuação do MPT na transformação do cenário da cadeia produtiva do gesso, que, apesar de ser tão própera para o Estado ainda é precisa avançar em muitos aspectos, sobretudo os que dizem respeito sobre a saúde e segurança do trabalhador", falou Ana Carolina.

Tatiana Bivar, que representou o procurador Geral do Trabalho, José de Ramos Lima, no evento, enalteceu o projeto MPT em Quadrinhos. "Os órgãos públicos em geral ainda têm muita dificuldade de comunicação com a população. É muito relevante para a instituição o que a gente consegue contruir, por meio de uma história em quadrinhos, levando um pouco da missão institucional do Ministério Público do Trabalho e tantas informações relevantes, de forma simples, acessível e gráfica para os trabalhadores", comentou a procuradora do Trabalho.

Em sua fala, o procurador-chefe do MPT na Paraíba, Rogério Sitônio, que atuou como coordenador do Grupo de Trabalho (GT) do Gesso desde sua criação, fez um breve histórico de toda a atução do MPT na região do Sertão do Araripe. Ele lembrou do início da atuação, das fiscalizações promovidas e das parcerias firmadas ao longo dos anos de trabalho. Ele também explicou o funcionamento da cadeia produtiva do gesso e a importância da atuação do MPT na localidade. 

O maior polo gesseiro do mundo é de Pernambuco. Mais de 80% do gesso utilizado no país é produzido no estado. E apesar do inestimável valor para a economia dos municípios situados no Polo Gesseiro - Araripina, Bodocó, Ipubi, Ouricuri e Trindade - e para o todo o estado, ainda há muita luta para viabilizar um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos os trabalhadores do Sertão do Araripe. Onde o gesso é considerado ouro, a saúde e a segurança ainda não é a realidade de todos.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas