Comunidades quilombolas de Pernambuco recebem formação de elaboração de projetos

Saiba mais!

Tido como principal mecanismo de incentivo cultural de Pernambuco, o Funcultura proporciona a realização de formações em territórios quilombolas e indígenas por todo interior pernambucano. O objetivo é abrir os horizontes em relação à possibilidade da elaboração e gestão de projetos culturais. É a partir dessa realidade da democratização dos recursos públicos que o produtor cultural Alexandre Melo roda pelo Agreste e Sertão com a formação intitulada Destravar Ideias, Captar Recursos. Ao todo, foram realizadas sete facilitações gratuitas ao longo dos últimos meses do projeto, que terá uma próxima parada em Buíque, no dia 31 de agosto, durante a programação do Festival Pernambuco Meu País. Na ocasião, assim como nas outras vezes, haverá audiodescrição e intérprete de Libras.

“O propósito é buscar democratizar os recursos do Funcultura, com prioridade para as pessoas que muitas vezes não conseguem ser fortalecidas e contempladas no acesso à elaboração de projetos e a captação de recursos e também para as pessoas que têm mais dificuldades dentro desse processo do setor cultural independente”, declara Alexandre Melo.

A etapa de conclusão das capacitações acontece no mês de setembro, em cidades do Sertão, com mais duas edições da facilitação “Produção cultural nos Quilombos” para 20 comunidades quilombolas localizadas nos municípios de Serra Talhada, Mirandiba, Carnaubeira da Penha, Floresta e Betânia. Cada edição possui 20h de duração e o limite de inscrição de 30 pessoas por turma.

O pernambucano Alexandre está na produção cultural desde 2007. De lá pra cá, são mais de 50 projetos aprovados no Funcultura, o primeiro como elaborador em 2010. No ano de 2015, passou a realizar cursos e consultorias sobre elaboração de projetos e captação de recursos. Inclusive, atuou por quatro anos (2016 a 2019) pela Fundarpe como capacitador dos Ciclos de Capacitações do Funcultura, executando formações, por esta instituição, no Recife e mais 12 cidades do interior do estado. Diretor da produtora “Nós Pós”, ele é especialista em elaboração, consultoria e gestão de projetos, além de experiências como curador e diretor dos festivais Palavra Cifrada (2017, 2022 e 2024) e Internacional Cartonera (2018 e 2021).

Tags:
cultura
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas