Dia Mundial de Combate à Tuberculose: Secretaria de Saúde Estadual monta programação virtual para falar do assunto

Saiba os detalhes.

Doença milenar que ainda persiste como um grave problema de saúde pública, a tuberculose atinge, anualmente, mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Pernambuco, foram registrados 4.665 novos casos no ano de 2020, quando a população mundial voltava a atenção para o novo coronavírus. Nesta quarta-feira (24/03), celebra-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e, para marcar a data, mesmo diante do contexto de pandemia, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) se uniu à Liga de Infectologia de Pernambuco (Linfepe) para realizar programação virtual de conscientização sobre a doença. Além de divulgação de conteúdos informativos nas redes sociais, haverá live no Instagram na próxima sexta-feira (26/03), às 18h30. 

Ao longo desta semana, o grupo abordará, em postagens informativas e didáticas, a origem da tuberculose, sintomas e tratamento, tipos de tuberculose, além das diferenças entre a doença e a Covid-19. Já a live no Instagram (www.instagram.com/linfepeufpe), com o tema “Tuberculose em Pernambuco: a perpetuação de uma doença secular”, terá a participação da coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Cândida Ribeiro, e de membros da Linfepe, formada por professores e alunos de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A iniciativa também tem o apoio do Comitê Pernambucano de Mobilização Social para o Controle da Tuberculose.

“Neste momento de pandemia, é essencial conscientizar os profissionais da saúde e a população em geral sobre o cenário de outras doenças além da Covid-19. A capacitação e a divulgação de temas sobre a tuberculose é uma das principais estratégias para favorecer o diagnóstico e tratamento adequado e em tempo oportuno às pessoas acometidas pela doença”, ressalta Cândida Ribeiro.

O Programa Estadual de Controle da Tuberculose monitora os indicadores epidemiológicos da doença em todos os municípios, prestando, quando necessário, assessoramento técnico às gestões municipais. A SES-PE ainda articula a organização dos serviços da rede e fomenta o fortalecimento da intersetorialidade no tratamento da doença. A Secretaria também promove formações continuadas com o intuito de capacitar os profissionais envolvidos na vigilância e atenção à saúde. Atualmente, por causa das restrições impostas pela pandemia, as capacitações presenciais estão suspensas.

 

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Tags:
saúde
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas