Douglas Fagner inaugura a exposição “Pernambuco Sobreposto” em Serra Talhada

A mostra nasceu a partir dos estudos de Fagner sobre a técnica ainda enquanto cursava Fotografia, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Com incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura, o fotógrafo Douglas Fagner inaugura neste sábado (13), às 19h, no Museu do Cangaço (Serra Talhada/PE), a exposição fotográfica Pernambuco Sobreposto, que reúne imagens de elementos da natureza das quatros macrorregiões pernambucanas – Agreste, Sertão, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife – misturadas com imagens de figuras humanas a partir da técnica de sobreposição e dupla exposição de fotografias. Mais informações pelo perfil do Instagram: @pernambucosobreposto.

A mostra nasceu a partir dos estudos de Fagner sobre a técnica ainda enquanto cursava Fotografia, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). “Fui provocado a criar um projeto para a cadeira de mídias digitais. Utilizei um programa de edição de imagens para criar fotografias sobrepostas. O trabalho resultou em uma experiência única que despertou em mim a vontade de pesquisar ainda mais o assunto”, conta o fotógrafo.

Da edição digital de imagens, o fotógrafo passou a pesquisar sobre a sobreposição de imagens antes da tecnologia digital. “Usei uma câmera digital “dslr” para aplicar a técnica como se fosse em uma câmera analógica, utilizando a sobreposição de imagens tendo como base o fundamento técnico da dupla exposição”, explica.

A exposição será apresentada pela primeira vez no Sertão pernambucano, mas a ideia de Douglas Fagner é levá-la para todas as regiões fotografadas. No evento em Serra Talhada, neste sábado (13), com a presença do fotógrafo, haverá tradução simultânea para Libras, garantindo a acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.

IDEALIZADOR - Douglas Fagner tem uma larga experiência em fotojornalismo e foto documental, atuando como repórter fotográfico. É formado no Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Unicap e tem conquistas importantes no portfólio, como o Prêmio Regional Nordeste da XXV Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, o 1º lugar no Concurso de Consciência Negra da Unicap na categoria de vídeo, com a obra “A fé em tempos de pandemia” (2020) e primeiro lugar do Prêmio de Fotografia S.O.S Oceanos da Unicap 2021 e 2022 na categoria Júri Técnico. Além de fotógrafo profissional, Douglas Fagner assina projetos culturais como produtor executivo.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas