Dos 7.152.871 pernambucanos aptos a votar, 5.899.266 compareceram às urnas
No domingo (6), eleitoras e eleitores de todo o país foram às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em Pernambuco, a votação transcorreu com tranquilidade e rapidez. O balanço final do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) registrou poucas filas nas seções eleitorais e agilidade na divulgação dos resultados.
Dos 7.152.871 eleitores pernambucanos aptos a votar, 5.899.266 compareceram às urnas. Com isso, a abstenção alcançou 1.253.605, o correspondente a 17,53%. O último boletim de urna foi processado às 22h14. No Recife, a totalização foi concluída um pouco antes, às 20h26, cerca de três horas e meia após o fechamento dos locais de votação.
Nestas eleições, a grande novidade foi os Pontos de Transmissão Secundários (PTS), que ampliaram a transmissão da contagem dos votos. Com isso, foi a primeira vez que todos os 184 municípios pernambucanos transmitiram os resultados diretamente para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Consulte aqui os resultados da sua cidade.
O número de urnas eletrônicas que precisaram ser trocadas permaneceu dentro do previsto pela Justiça Eleitoral. Ao fim, foram 298 equipamentos substituídos, o equivalente a apenas 1,24% das 23.979 urnas utilizadas em todo o estado.
Todo o processo aconteceu de forma eletrônica e nenhuma seção eleitoral precisou adotar a votação com cédulas. O procedimento de substituição de urnas é esperado e está dentro da normalidade perante o grande contingente de equipamentos utilizados.
Atendimento aos eleitores
Do começo até o fechamento da votação, o Disque Eleitor registrou 12.708 atendimentos. Deste total, 10.087 foram feitos pela assistente virtual Julia, chatbot do TRE-PE. A maioria dos chamados foi de eleitores buscando consultar o local de votação e todos foram prontamente atendidos.
Acessibilidade
Durante o fim de semana do pleito, a Central de Atendimento em Libras recebeu 35 chamados de eleitores surdos ou com alguma deficiência auditiva que buscaram tirar dúvidas. Foram 13 atendimentos no sábado (5), véspera da votação, e 22 no domingo (6), dia do primeiro turno. As orientações foram passadas através de chamadas de vídeo mediadas por um intérprete de Libras.
A fim de garantir a acessibilidade no pleito, outro serviço colocado à disposição pelo TRE-PE foi o projeto Eleições Acessíveis, que transportou em vans adaptadas 179eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida aos locais de votação. Ao todo, foram sete cidades contempladas: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina, com 27 rotas de transportes.