Em Petrolina, recursos digitais ajudam a inovar o ensino municipal nas salas de aulas

O recurso faz parte do pacote de investimentos em tecnologia educacional para equipar as escolas do município

Os alunos da rede de ensino de Petrolina estão tendo a oportunidade de assistir aulas de uma forma muito mais leve e atrativa. Isso porque a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, vem trabalhando para dar mais qualidade de ensino para estudantes e professores, e dentro das diversas ações já implementadas, está a utilização projetores digitais nas salas de aula. O recurso faz parte do pacote de investimentos em tecnologia educacional para equipar as escolas do município. Na primeira etapa no ano de 2023, foram entregues 500 projetores para todas as salas de aula de 5° e 9° anos e um para cada unidade do Nova Semente e CMEIs.

Já esse ano, serão distribuídos mais de 100 equipamentos digitais para as turmas de 4° e 8° anos, que serão utilizados nas aulas para apresentações de slides, exibição de vídeo e práticas pedagógicas, bem como no projeto Escolas Campeãs, que visa melhorar o aprendizado dos estudantes nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Através dos projetores, os professores poderão utilizar também canetas interativas que permitem que o educador projete o conteúdo de aula, crie e desenhe formas geográficas, tabelas e gráficos, dentre outras tantas funcionalidades. Esses equipamentos são capazes de se conectar sem fio a outros equipamentos eletrônicos, como smartphones, possibilitando aulas mais interativas, criativas e dinâmicas para as unidades de ensino, transformando o ambiente escolar em um local de inclusão digital para os discentes.

Os professores da Escola Municipal Júlia Elisa, no bairro Alto do Cocar, celebram essa conquista e destacam ver a diferença no dia a dia da sala de aula. “Os projetores são uma grande conquista, possuem alta tecnologia, são leves, compactos e auxiliam muito no aprendizado de nossas crianças. Afinal, os recursos tecnológicos possibilitam novas formas de aprender. Através desses recursos, a interação entre alunos e professores aumentou bastante. As nossas aulas conseguem ser bem mais dinâmicas e interessantes. Além disso, possibilitou otimizar a duração das aulas, onde dedicamos a maior parte do tempo para o desenvolvimento do conteúdo com a turma e dando ainda maior assistência aos estudantes. Utilizamos para expor slides com observações, gráficos, tabelas, mapas, animações didáticas, entre várias outras coisas. Está enriquecendo muito o ambiente escolar”, ressaltou a professora Auristela Macêdo.

O aluno do 9º ano, também da Escola Júlia Elisa, José de Oliveira Sá, celebra os recursos nas salas de aula e diz que os projetores facilitam o aprendizado dos assuntos. “O uso dos projetores nas aulas faz com que o ensino se torne mais prático, compreensivo e legal. Permite também que a gente tenha uma maior compreensão do que está sendo apresentado pelos professores”, aponta José.

Tags:
petrolina
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas