Estudantes e professores do campus Salgueiro representam o IFSertãoPE na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília

O campus levou seis projetos para Brasília.

Uma comitiva formada por estudantes e professores do campus Salgueiro representou o IFSertãoPE, juntamente com a Reitora Leopoldina Veras, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Educação em Brasília, nos dias 14 a 22 de outubro. Foi a vigésima edição do evento, que tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação e riqueza. 

O campus levou seis projetos para Brasília: "Plataforma Deméter: Ferramenta Inteligente de Monitoramento e Gerência de Água baseada em Internet das Coisas (IoT)", apresentado pelo aluno André Anderson Andrade Góes, do curso de Sistemas para Internet, "ROBOX: kit de robótica modular para introdução ao ensino de robótica e programação", apresentado pelo aluno Kaik Bruno Gomes Ferreira, do Médio integrado em Informática, "ConectaAgro: Diminuindo fronteiras no agronegócio", apresentado pela aluna Maria Valéria Matias Nunes, do Médio Integrado em Informática, que também apresentou o projeto PetLife, " MoveMaker: Disseminando a Cultura Maker em prol da Inovação, Educação e Transformação Social", apresentado pela aluna Raissa Pereira Vidal, do Médio integrado em Informática, e " Academia Maker: Cursos de iniciação à programação aplicada a projetos de robótica, eletrônica e internet das coisas", apresentado pela aluna Sophia Santos Freire de Sá, do Médio Integrado em Informática.

Os estudantes foram acompanhados pela Reitora, professora Leopoldina Veras, e os professores  Adeisa Guimarães Carvalho; Renata Silva e Pedro Lemos de Almeida Júnior. Para o professor Pedro Lemos, que é coordenador do LabMaker do campus, a participação na SNCT foi o reconhecimento da maturidade e importância dos projetos que vêm sendo desenvolvidos com os estudantes. Estar no evento possibilitou não só compartilhar o que têm realizado, mas também ter contato com outras iniciativas desenvolvidas em Institutos Federais.

"Foi muito importante participar de um evento como esse. Foi um momento de troca no qual apresentamos projetos que desenvolvemos na nossa instituição e conhecemos outras iniciativas de Institutos Federais do nosso país. Foi um momento particularmente importante para nossos alunos e alunas, pela experiência de apresentarem em um evento desse porte, e por verem que são parte fundamental no processo de desenvolvimento de projetos que ganharam tanta visibilidade. É uma sensação de reconhecimento e realização coletiva", avaliou.

“Todos os projetos foram desenvolvidos parcial ou integralmente no LabMaker. A estrutura do laboratório, a cultura de trabalho desse espaço, prezando sempre pelo trabalho colaborativo, permite que esses projetos, em sua maioria multidisciplinares, possam atingir seus objetivos e terem resultados significativos. O nível de maturidade atingido por alguns desses projetos fez com que estejam se tornando startups, e como temos no LabMaker a incubadora Sertão Maker, muitos dos projetos apresentados estão incubados e ganhando corpo e experiência, para que possam oferecer à sociedade os frutos desse trabalho na forma de produtos e serviços", disse Pedro Lemos.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas