Fórum de Debates promovido pelo Sistema Fecomércio-PE reúne empresariado e autoridades de Arcoverde e Região

Saiba mais!

Empresários, autoridades, profissionais liberais e outros segmentos lotaram o Teatro Geraldo Barros (Sesc de Arcoverde), na noite do dia 8/8 para conferir a segunda edição do Fórum de Debates, que abordou o tema “Tendências e Perspectivas Econômicas para o Sertão do Moxotó e Ipanema”, que discutiu a economia da região que compreende as cidades de Arcoverde, Ibimirim, Inajá, Manari e Sertânia, em Pernambuco.

Segundo Ricardo Santos, superintendente do Instituto Fecomércio-PE, a adesão superou as expectativas iniciais, chegando a cerca de 280 inscritos: “Sabe-se que que a Economia desta região é uma das grandes forças do Estado, abrigam empreendimentos robustos, tocados por empresários e empresárias que estão decididos a fazê-la mais ainda mais economicamente relevante. Este número de adesões e o feedback positivo que estamos recebendo aqui é um sinal de que estamos indo no caminho certo ao realizar estes eventos, pois há uma busca por conhecimento, por dados e informações que vão ajudar nesse processo de crescimento”, avalia.

O evento foi aberto por Ivan Gomes, vice-presidente para Assuntos do Comércio de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-PE, representando Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, que falou do orgulho em realizar este evento em sua cidade natal e também sobre ter testemunhado a expansão do Sistema S na cidade e da importância da interiorização do conhecimento para o desenvolvimento da Economia. Na sequência, o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, reforçou a importância da palestra, mencionando ainda a importância de preparar os jovens para o futuro, da preparação para as novas tecnologias e novas demandas da sociedade.

DO GLOBAL AO REGIONAL – Em sua palestra, o economista Luiz Maia, PhD em Economia pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, professor associado da UFRPE e colunista de Economia e Finanças na Rádio CBN Recife, iniciou com uma contextualização da Economia em nível global e dos impactos desta na economia da brasileira, demonstrando as perspectivas nacionais e tendências para o biênio 2023/204 e demonstrou a evolução recente das cidades do Sertão Moxotó e Vale do Ipanema.

Demonstrando um racional otimismo frente ao que os dados apontam – queda de juros sem recessão, arrefecimento de inflação, oportunidade de renegociação de dívidas, universalização de uma renda mínima – , Maia reforçou ainda a importância da Reforma Tributária, cuja implementação deverá levar o País a um positivo momento histórico. O economista também racionalizou sobre importantes obras estruturantes como a Transposição do São Francisco e ainda a Transnordestina, que podem transformar e reintegrar economias, mas também mencionou fragilidades ainda encontradas, como questões hídricas, sociais, além de acesso ao crédito e à saúde. E completou: “Nossas vulnerabilidades não acabaram, mas estamos no caminho de superá-las, o momento mais crítico já passou”, e fechou com uma provocação: “Transições climáticas e energéticas podem gerar problemas ou oportunidades e é com isso que quero encerrar minha fala: a que ponto nós podemos pensar em trazer a esta região a Economia Circular? Que força tem a  reciclagem, o reaproveitamento? Soluções locais, construções sustentáveis, tecnologias sustentáveis? Está na hora de fazermos esta pergunta em cada uma dessas cidades da região. Aquecimento Global trará maior frequência de sinônimos climáticos extremos. Estamos com risco muito maior de escassez hídrica, precisamos ter um sistema de armazenamento local de água resiliente, pois será necessário. Outro desafio é a (solar e eólica) geração de energia verde, um dos potenciais do Nordeste, mas é preciso traduzir essa renda em dinamismo local”, alertou.

Ao final da palestra, deu-se início ao debate mediado pelo economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima, e cuja  mesa foi composta pelo economista Luiz Maia,  Ivan Gomes, vice-presidente para Assuntos do Comércio de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-PE, a empresária e contadora Ivone Sandra e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Arcoverde, Antônio Gibson Quirino de Siqueira.  Os debatedores ressaltaram a importância de ainda mais investimentos em Turismo para a Região, debatendo ainda sobre uso de novas tecnologias, importância da Educação Empreendedora, Reforma Fiscal, Agronegócio e outros tópicos.

O Fórum de Debates marcou ainda o lançamento na região do Cartão do Empresário, o clube de vantagens da Fecomércio-PE, que oferece produtos e serviços com descontos de até 70% no Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e em mais de 2 mil pontos de descontos. Em sua apresentação, Ricardo Santos, superintendente do Instituto Fecomércio-PE, demonstrou os benefícios do produto tanto para quem é parceiro, quanto para quem é cliente do Cartão, que, na verdade, atualmente funciona através de um aplicativo simples e intuitivo, onde pode-se acessar todos os dados e possibilidades de uso.

VEM MAIS POR AÍ – O próximo Fórum de Debates do Instituto Fecomércio acontece no dia 11 de setembro, na cidade de Garanhuns, com palestra de Sílvio Meira, Cientista Chefe da TDS Company, que fará uma apresentação com o tema ‘Inovação além das lojas físicas – Como a Inteligência Artificial está reinventando o comércio online.’  As inscrições estarão abertas em breve e serão anunciadas no site e redes sociais da Fecomércio-PE. (www.fecomercio-pe.com.br.  / https://www.instagram.com/fecomerciope)

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas