Grupo de pesquisa da UFRPE realiza estudos com óleo que voltou a chegar nas praias de Pernambuco

Veja!

Desde o último fim de semana, o Grupo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Espectrometria de Massas (Grupo PEM) da UFRPE, coordenado pelo Prof. Jandyson M. Santos (Departamento de Química), tem realizado coletas de amostras e estudos de investigação química acerca das recentes ocorrências de aparecimento de material petrolífero nas praias de Pernambuco. Essas amostras coletadas no litoral estão sendo utilizadas em busca de uma caracterização química que aponte se há alguma semelhança química ou não com as amostras de material petrolífero que aportou no estado no ano de 2019.

Desde o ano de 2019, o Grupo PEM tem dedicado esforços na eminência de avançar no entendimento dos impactos ambientais que o derrame do óleo tem causado no litoral de Pernambuco, com estudos em termos de uma caracterização química convencional e avançada de amostras do material petrolífero, como também, no monitoramento dos danos ambientais causados pela exposição do material à flora e fauna presentes nas praias, estuários e rios da região. Atualmente, existem dois projetos em vigência financiados pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), que tem dado frutos científicos, como a recente publicação no Anais da Academia Brasileira de Ciências (DOI 10.1590/0001-3765202120210171) sobre o estudo da composição química dos óleos que aportou no estado em 2019.

Segundo o Prof. Jandyson: “O Grupo PEM foi pioneiro em nossa instituição em se credenciar como a primeira unidade de pesquisa junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no ano de 2020 (https://abrir.link/RBUJk), época em que todo o grupo já investigava amostras de óleos e ambientais relacionadas aos derrames do ano de 2019. Agora, com um novo surgimento de óleos, temos ainda mais capacidade técnica e científica de realizar investigações em geoquímica orgânica do petróleo, com a capacidade de responder aos anseios da sociedade em torno de um mais um mistério envolvendo o aparecimento de material associado a cadeia do petróleo em nossa região.”

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas