HEMOPE realiza Semana de Mobilização Nacional para doação de medula óssea

A ação visa estimular novos candidatos a doadores para cadastro no banco do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, o REDOME

Para celebrar a Semana de mobilização nacional para doação de medula óssea, nos dias 13 à 18 de setembro, a Fundação Hemope realiza  evento dedicado ao incentivo a doação de Medula Óssea. A ação visa estimular novos candidatos a doadores para cadastro no banco do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, o REDOME. 

A coordenadora de cadastro de doadores de medula do Hemope, Josiete  Tavares, traduz a importância de ser um doador de medula como uma solidariedade expressa pelo gesto nobre e honroso para quem precisa de uma nova medula para continuar a viver. Ainda de acordo com a coordenadora, a Fundação trará alguns doadores que foram compatíveis e doaram medula óssea para abrilhantar o evento e incentivar outros candidatos : “Teremos alguns depoimentos gravados por eles sobre o seu sentimento de  nobreza em ser a esperança de outras vidas. Cada doador que se cadastrar no mês de setembro receberá um boton de identificação pelo seu reconhecimento de ser um doador de medula óssea.”, destacou a coordenadora.

O evento é mais do que uma simples semana de comemoração, já que a data oficial, dia 18 de setembro, é uma celebração mundial  que reúne 52 países para comemorar o dia do doador de medula óssea. Portanto, o Hemope dedica o mês para homenageá-los. Entre as ações que serão feitas pela Fundação, estão também campanhas de coleta externa de doadores de medula, em diferentes pontos de Recife. O dia do doador de medula óssea foi criado pela World Marrow Donor Association para celebrar o  marco alcançado de 25 milhões de doadores de medula no mundo.  Hoje é uma manifestação de gratidão a mais de 37 milhões de doadores cadastrados  nos diferentes países que dispõe de um banco de dados para encontrar um doador de medula não aparentado.

Os critérios para se tornar um doador de Medula Óssea são simples: é necessário estar bem de saúde, não apresentar nenhuma  doença infecciosa ou incapacitante,  ter idade de 18 a 35anos.  Para o cadastro no banco do REDOME, é preciso procurar o Hemocentro Recife de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às16h portando documento oficial com foto, além de participar de uma pequena palestra para tirar as dúvidas sobre o assunto, que é realizada momentos antes do cadastro.

Atualmente, o Estado de Pernambuco conta com mais de 157.930 doadores cadastrados no REDOME, e a expectativa com a ação, é aumentar cada vez mais esse número, fazendo com que mais pessoas estejam em condições de salvar vidas, quando for necessário.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas