O protocolo já existe no HRIS.
Na última sexta-feira (11), profissionais de saúde do Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS) reuniram-se pra debater os fluxos existentes referente a Profilaxia Pós Exposição de Risco (PEP).
O PEP é utilizado como medida de prevenção de urgência nos casos de situação de risco a vírus como hepatite B, HIV e outros, e envolve a utilização de medicamentos imunobiológicos como os antirretrovirais.
O protocolo já existe no HRIS, entretanto está passando por um processo de atualização e aperfeiçoamento de forma conjunta e multiprofissional, no qual está previsto capacitações para os enfermeiros da triagem e demais profissionais de saúde.
Para a médica Denise Soares Ribeiro de Barros, que esteve na ocasião, esses encontros são bastante relevantes para debater formas de assistência integral ao paciente em risco. “O objetivo é promover um atendimento que preserve a saúde individual e coletiva, pois, uma vez que o paciente reduz o risco de adquirir a infecção, reduz o risco de contágio para outros”, reforçou.
Na oportunidade, estiveram presentes representantes da Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HRIS e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município de Salgueiro.