I Encontro de Saúde Física e Mental Aplicada ao TEA será realizado na Univasf

Há 30 vagas disponíveis para o evento e as inscrições serão realizadas gratuitamente até seu total preenchimento.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Grupo de Pesquisa em Plasticidade Neuromotora (GPPN) do Colegiado de Educação Física (Cefis), e a Associação de Amigos dos Autistas do Vale do São Francisco (Aamavasf) realizarão o I Encontro de Saúde Física e Mental Aplicada ao TEA. O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de abril na sala 2 do Ginásio do Cefis, localizado no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE). Há 30 vagas disponíveis para o evento e as inscrições serão realizadas gratuitamente até seu total preenchimento.

O encontro é aberto a profissionais da área, famílias de pessoas com TEA e demais membros da comunidade. O evento contará com a participação de especialistas que abordarão temas relacionados à saúde física e mental no contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA), proporcionando conhecimentos e troca de experiências aos participantes. A programação será dividida em três momentos.

Na manhã da sexta-feira (25), as atividades ocorrerão das 8h40 às 12h e serão destinadas às mães, aos pais, aos cuidadores e à comunidade em geral. Haverá uma palestra sobre “Exercício físico como neuromodulador no TEA”, ministrada pelo professor do Cefis Fernando de Aguiar Lemos; e uma mesa redonda sobre “Informação e empatia - Conectando saúde, atividade física e vivência”, que terá a participação de quatro debatedores: Cainã Adriel Borges Reis, estudante de Medicina e autista; Natalia Batista Albuquerque Goulart Lemos, professora do Cefis; Hugo Vinicius Lima da Silva, médico psiquiatra; e Ana Francisca da Silva, médica pediatra e mãe atípica. A programação da manhã será encerrada com a apresentação do sanfoneiro mirim Gerson de Andrade Filho, que aos 7 anos toca sanfona seguindo os passos do avô. Para participar deste momento, os interessados devem se inscrever por meio de formulário online, disponível neste link.

Na sexta-feira à tarde, as atividades do encontro serão direcionadas aos acadêmicos da área da saúde. A programação será realizada das 14h às 18h e será composta por palestras técnico-científicas com foco em temas como inclusão, práticas profissionais inclusivas, tecnologias assistivas aplicadas ao TEA e os benefícios das artes marciais para essa população. As inscrições para essa parte da programação devem ser feitas por meio deste link, onde está disponível a programação detalhada.

Já no sábado (26), das 14h às 18h, será promovido um momento de vivências motoras destinado a crianças e adolescentes com TEA, bem como aos seus cuidadores. Haverá ginásticas esportivas, desafios coordenativos, capoeira e práticas de alongamento e relaxamento para mães e pais. Esse momento tem como objetivo proporcionar integração, bem-estar e experiências significativas entre os participantes.

Haverá emissão de certificado aos participantes do evento. “O I Encontro de Saúde Física e Mental Aplicada ao TEA será um momento de aprendizado, troca e valorização da diversidade e mais uma ação que reforça o compromisso da Universidade com a inclusão, a ciência e o cuidado com as pessoas”, destaca o professor Fernando Aguiar, líder do Grupo de Pesquisa em Plasticidade Neuromotora.

O I Encontro de Saúde Física e Mental Aplicada ao TEA também é realizado em alusão ao Mês de Conscientização sobre o Autismo, celebrado durante todo o mês de abril para promover o entendimento, a aceitação e o respeito pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A realização do evento na Univasf conta com o apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), do projeto de extensão Gymnações, do Núcleo de Estudos em Paracanoagem (ParacaNue), do Grupo de Estudos do Desempenho Humano Associados à Capoeira (GEDHAC) e do Grupo de Pilates +60, além da Clínica Reabilito, Espaço Despertar: Ludopsicopedagógico e da clínica da mente integrada YO’EL.

 

Tags:
autismo brasil
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas