Univasf implantará novos Programas de Residência Médica e em Área Profissional da Saúde a partir de 2026

Saiba mais!

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) implantará cinco novos Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde a partir de 2026. Serão criadas as Residências Médicas em Psiquiatria e em Medicina de Família e Comunidade - Saúde Mental. Já as novas Residências em Área Profissional da Saúde a serem implantadas são Enfermagem em Oncologia, Interprofissional Hospitalar e Clínica Médica e Cirúrgica Veterinária. As novas residências terão ingresso da primeira turma em março de 2026, com exceção do Programa de Clínica Médica e Cirúrgica Veterinária, cujo início será em 2027.

Residências Médicas – Com três anos de duração, o Programa de Residência Médica em Psiquiatria irá ofertar três vagas para ingresso a cada ano, num total de nove residentes ao final de sua implantação. A seleção para o programa será realizada por meio do Exame Nacional de Residências (Enare).

O programa de Medicina de Família e Comunidade – Área de Atuação em Saúde Mental tem duração de um ano adicional e é destinado exclusivamente a médicos que já concluíram os dois anos da Residência em Medicina de Família e Comunidade. Essa residência se configura como uma especialização dentro da pós-graduação em Medicina de Família e Comunidade. Serão ofertadas três vagas para a Residência em Saúde Mental.

A coordenadora da Comissão de Residências Médicas (Coreme) da Univasf e supervisora da Residência de Medicina de Família, Aline Oliveira Cavalcanti, ressalta que a implantação desses programas representa um avanço estratégico para a Universidade e para o Vale do São Francisco. “A Psiquiatria é um dos principais gargalos da formação médica no Brasil, com número insuficiente de vagas frente à crescente demanda por cuidados em saúde mental, especialmente no interior do país”, observa a docente.

Ela destaca ainda que o programa de Saúde Mental vinculado à Residência em Medicina de Família e Comunidade é pioneiro na região e contribuirá para ampliar a capacidade de cuidado integral, territorializado e articulado à rede do Sistema Único de Saúde (SUS). “A formação de profissionais qualificados nessas áreas fortalece a assistência, reduz vazios assistenciais e qualifica o cuidado em saúde mental em diferentes níveis de atenção”, diz Aline.

Os novos programas de Residência Médica utilizarão como cenário formativo a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da região, que inclui os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Atenção Primária à Saúde, serviços de urgência e emergência, leitos em hospital geral, residências terapêuticas e dispositivos de reintegração social, entre outros. “A integração entre o Hospital Universitário (HU-Univasf) e RAPS assegura uma formação completa, alinhada às diretrizes do SUS e às necessidades reais da população da região”, destaca.

Residências em Área Profissional da Saúde – Os Programas em Enfermagem em Oncologia e Clínica Médica e Cirúrgica Veterinária são uniprofissionais, isto é, são destinados exclusivamente a profissionais formados em Enfermagem e Medicina Veterinária, respectivamente. Já a Residência Interprofissional Hospitalar é multiprofissional e ofertará vagas para profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Nutrição e Psicologia. A seleção para os programas de Enfermagem em Oncologia e Interprofissional Hospitalar ocorre por meio do processo seletivo SUS-PE. O processo seletivo do programa de Veterinária será divulgado oportunamente, pois o programa terá início em 2027.

Todos os programas têm duração de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva. “Os novos programas ampliam e qualificam a formação em saúde, fortalecem a regionalização do ensino, contribuem para a fixação de profissionais no interior do Nordeste e impactam diretamente a qualidade da assistência prestada à população, em consonância com as necessidades do território e do SUS”, ressalta a coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais (Coremu) da Univasf, Vitória de Barros Siqueira.

Ela explica que a formação dos residentes dos novos programas ocorrerá na Rede de Atenção à Saúde de acordo com o campo principal de cada programa. Então, os residentes em Enfermagem em Oncologia terão como campo de prática o Hospital Dom Tomás e os residentes em Interprofissional Hospitalar atuarão no HU-Univasf. Já as atividades da Residência em Clínica Médica e Cirúrgica Veterinária serão desenvolvidas na Clínica Veterinária da Univasf, no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE), e em outros órgãos das esferas estadual e municipal.

Estas novas Residências Médicas e em Área Profissional da Saúde irão se somar aos programas já ofertados pela Univasf. A Instituição oferece Residências Médicas em: Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Ecocardiografia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Paliativa, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Ortopedia e Traumatologia. E as Residências Profissionais da Univasf são: Enfermagem em Urgência, Multiprofissional em Intensivismo, Multiprofissional em Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde da Família, Enfermagem Obstétrica e Enfermagem em Saúde da Criança.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 33 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas