Livro “Xaxado, a dança de guerra dos cangaceiros” será lançado nesta terça (13)

Publicação é de autoria de Anildomá Willans de Souza, do Museu do Cangaço, em Serra Talhada.

Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, será lançado, nesta terça-feira (13), o livro “Xaxado, a dança de guerra dos cangaceiros”, de Anildomá Willans de Souza. O lançamento será realizado a partir das 20h, no Museu do Cangaço, em Serra Talhada.

A ideia deste trabalho é contribuir com a cidade e região no que se refere ao cangaço, Lampião e o Xaxado, nada pra provocar discórdias, mas para entendermos o quanto nossa história é importante na construção cultural e da identidade do povo brasileiro.

O tema é o XAXADO, a dança de guerra dos cangaceiros de Lampião. Entenda-se, dessa maneira, que queremos mostrar sua influência no cinema e na música, na poesia e na gastronomia, na dramaturgia e literatura, melhor dizendo, em todas as linguagens artísticas. Por meio dos diferentes produtos culturais é que as pessoas lembram a identidade e riqueza de sua cultura.

A publicação será distribuída para as escolas da rede pública de ensino. Além disso, o Museu do Cangaço de Triunfo e de Piranhas (AL), e os Pontos de Cultura do Sertão e a Fundação Joaquim Nabuco, também serão contemplados com vários exemplares.

Anildomá Willans de Souza é militante da cultura, atua em vários terrenos, ou melhor, em diversas linguagens artísticas. O que mais marca sua atuação é a dedicação ao estudo e à pesquisa do cangaço. Justamente por isso já apresentou Lampião no teatro, com o “Massacre de Angico — A Morte de Lampião”; no audiovisual, com os curtas-metragens “Papo Amarelo — O Primeiro Tiro”, “Lampião e o Fogo da Serra Grande”, “Lampião e a Cadeia de Vila Bela”  e o documentário longa “Xaxado, a Dança de Cabra Macho”.

Na música, foi um dos produtores do I e II Festival de Músicas do Cangaço; na dança, é um dos criadores do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião; na memória, é um dos fundadores do Museu do Cangaço; na literatura, publicou cinco livros: “Lampião, o Comandante das Caatingas”, “Nas Pegadas de Lampião”, “Lampião. Nem Herói nem Bandido. A História” e “Lampião e o Sertão do Pajeú”.

Anildomá é membro da Sociedade Brasileira de Estudiosos do Cangaço (SBEC), da Academia Serra-talhadense de Letras (ASL) e da Associação dos Realizadores de Teatro de Pernambuco (ARTEPE).

Fonte: Secult

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas