Mais de uma tonelada de equipamentos irregulares de telecomunicações foram removidos de postes em Salgueiro, neste ano

As ações de ordenamento eliminam riscos à segurança da população com a retirada de cabos e aparelhos clandestinos dos postes da distribuidora

A Neoenergia Pernambuco retirou 1,3 tonelada de equipamentos irregulares de mais de 120 postes da rede de distribuição de energia de Salgueiro, neste ano. Ao todo, técnicos da distribuidora eliminaram 61 equipamentos irregulares, além de cabos de telefonia, nas estruturas. A ação garante a qualidade no fornecimento de energia elétrica e a segurança da população. A supressão desses fios e equipamentos evita, por exemplo, incêndios em postes provocados por ligações fora do padrão exigido pela regulação do setor elétrico e de telecomunicações. 

O foco da Neoenergia Pernambuco é fazer a remoção dos cabos e das caixas de internet em condições irregulares. Essas caixas são as maiores ofensoras para as ocorrências de incêndio em postes, pois são equipamentos energizados a partir de uma ligação clandestina de energia. 

A instalação de redes de telecomunicações de forma irregular podem provocar acidentes com a população, incêndio em postes e interferem diretamente na qualidade no fornecimento de energia. Isso sem contar com a poluição visual devido ao emaranhado de fios. Por isso é sempre importante as pessoas contratarem empresas que possuam cadastro junto à Neoenergia. A lista está disponível no nosso site, o www.neoenergia.com/pernambuco”, afirmou o Supervisor de Operações da Neoenergia Pernambuco, Weudo Monteiro. 

Responsabilidade da manutenção 

A manutenção dos fios de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras, que são as proprietárias destes cabos. A atuação da Neoenergia Pernambuco tem como objetivo a segurança das pessoas e do sistema elétrico, devido aos riscos que essa fiação, em alguns casos, pode representar. Existem duas situações em que a distribuidora remove a fiação: uma é quando a empresa atua clandestinamente, lançando os fios sem autorização da distribuidora e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos; e a segunda acontece quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida, deixando os cabos em situação de risco à população. 

  Regularização 

Para estimular a regularização, a Neoenergia Pernambuco vem buscando se aproximar das operadoras de telecomunicações. A distribuidora também criou um canal de atendimento direto, pelo e-mail compartilhamento.infra@neoenergia.com, para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária. 

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas