Nordestão da PJ celebra 50 anos da pastoral no Brasil

A programação do encontro começa com uma homenagem, na Câmara Municipal do Recife, à PJ pela trajetória de meio século de evangelização.

Celebrando 50 anos de caminhada no Brasil, a Pastoral da Juventude (PJ) realiza o Nordestão da PJ, desta sexta-feira (30) até domingo (2), no Recife (PE). Cerca de 120 jovens dos nove estados da região, estarão reunidos para refletir o tema “Do chão que brota a vida, anunciamos graça e missão” sob a iluminação bíblica “Tire as sandálias dos pés, porque o lugar que você está é terra Santa” (At 7,33).

“Onde Deus fala com seu povo é um lugar sagrado. Esse será o encontro de um povo resiliente, poeta, estudioso, arretado. Sendo um momento de celebrar os frutos desse chão rachado pela seca e banhado pelos sonhos, colocando nossos pés a caminho nessa terra santa, fortalecemos nossa identidade e missão”, afirma a coordenação do Nordestão da PJ.

A programação do encontro começa com uma homenagem, na Câmara Municipal do Recife, à PJ pela trajetória de meio século de evangelização. Às 14h, a casa legislativa realiza sessão solene com a presença de autoridades civis e religiosas como o administrador apostólico da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e o bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio da Silva. A iniciativa é do vereador Rinaldo Júnior.

“Falar da PJ é um exercício de rever lugares, pessoas, olhos e sorrisos de milhares de jovens que foram se tornando protagonistas por causa do projeto de Jesus Cristo. Assim, a PJ é um organismo vivo que trabalha junto à Igreja do Brasil e tem sua ação mais comprometida e engajada na construção e na defesa de toda forma de vida em nossa casa comum”, destaca o vereador em sua proposição.

Programação

Rodas de diálogo, oficinas, atividades esportivas e momentos de espiritualidade também estarão na programação do Nordestão da PJ. A maior parte do evento será no Colégio Marista São Luís, localizado na zona norte do Recife, onde os jovens serão acolhidos no fim da tarde da sexta-feira e participarão da Mística de Abertura: “Onde pisam os pés, do chão que brota vida”, às 21h.

O sábado será marcado pela realização de oficinas. No turno da manhã, em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude do Recife, os jovens poderão aprender sobre “Protagonismo Juvenil e Participação Social” ou “Comunicação e Redes Sociais”. À tarde as oficinas serão de dança e sobre projeto vida.

Ainda durante o segundo dia do encontro, os participantes terão a oportunidade de partilhar suas experiências e desafios na caminhada pastoral da PJ nos cinco regionais da CNBB no Nordeste.

No domingo (2), último dia do Nordestão, os jovens participam, às 9h, da Santa Missa, na Igreja Catedral do Santíssimo Salvador do Mundo, em Olinda (PE). A celebração será ainda mais especial porque no templo está sepultado o Servo de Deus dom Helder Camara (1909-1999), religioso que foi um entusiasta da PJ e inspira o encontro regional deste ano.

“Parafraseando dom Helder Camara ‘O segredo de ser jovem é ter uma causa a que dedicar a vida’, entendemos que é preciso celebrar a vocação da Pastoral da Juventude que é ser presença nos espaços onde a vida é mais ameaçada, sofrida e ceifada. O Nordestão da PJ tem a proposta de celebrar a resiliência e a fé desse povo, resgatando a nossa identidade e fortalecendo o espírito missionário em nossos grupos de jovens.”, reforça a coordenação do evento.

Fonte: CNBB NE2

Tags:
nordeste
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas