Paulo Câmara autoriza início das obras da triplicação da BR-232

Com a autorização, a empresa contratada inicia o trabalho de mobilização de equipes e maquinário, além da montagem de canteiro, usina de asfalto e laboratórios para controle de qualidade.

As obras para a triplicação da BR-232 no trecho de acesso à Região Metropolitana do Recife (RMR) vão começar. Nesta sexta-feira (25), durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara assinou a ordem de serviço para o início da intervenção, que é estratégica para a melhoria da infraestrutura logística do Estado. A iniciativa, que integra o Programa Caminhos de Pernambuco e é considerada uma das principais ações dentro do Plano Retomada, tem investimento de quase R$ 100 milhões, provenientes de recursos estaduais. Estiveram presentes a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), Fernandha Batista, o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Maurício Canuto, e o prefeito do Recife João Campos.

Com a autorização, a empresa contratada inicia o trabalho de mobilização de equipes e maquinário, além da montagem de canteiro, usina de asfalto e laboratórios para controle de qualidade. Essa etapa será executada em 30 dias. A expectativa é de que todo o serviço seja finalizado no prazo máximo de um ano, gerando cerca de mil empregos diretos e indiretos. A ação deve beneficiar quatro milhões de pessoas.

A triplicação da rodovia contempla o trecho de 6,8 quilômetros de extensão, que vai da entrada da BR-101 (km 4,70) até a entrada da BR-408 (km 11,50). O objetivo é de melhorar a fluidez da via, assegurando a integração dos modais de transporte, fortalecendo a mobilidade urbana e a acessibilidade dos usuários. O alargamento garantirá o acréscimo de 33% na sessão viária, isso significa uma redução de tempo de uma hora para 25 minutos nos horários de pico - queda de 58% na duração do trajeto.

A iniciativa prevê muito mais que a implantação de uma terceira faixa de rolamento. Haverá requalificação do pavimento em placa de concreto na pista principal e asfalto nas marginais; três passarelas; novo sistema de drenagem; implantação de retornos; realocação e o redimensionamento das paradas de ônibus existentes; implantação de uma ciclovia e calçadas em concreto; paisagismo; iluminação em LED e sinalização viária horizontal e vertical.

A Prefeitura do Recife, por meio de um convênio com o Estado, ficará responsável pela manutenção da iluminação pública, além de atuar na fiscalização durante a execução dos trabalhos. Além disso, ficará a frente do projeto paisagístico com foco nas áreas das alças da rodovia, para garantir a valorização desses locais e assegurar a integração com os agricultores familiares da região.

A titular da Seinfra, Fernandha Batista, destaca que a ação é resultado de um projeto detalhado e amplamente discutido entre diversos setores da sociedade. “O Governo entende a importância da BR-232, sobretudo, desse trecho que é urbano e, ao longo do tempo, tornou-se uma grande avenida. Por isso, a concretização desse projeto, que representa um marco para a infraestrutura rodoviária de Pernambuco, foi realizada conjuntamente com vários órgãos e instituições que contribuíram para que pudéssemos desenvolver a melhor solução possível de engenharia, que garantisse à rodovia federal um tratamento humanizado condizente com a demanda gerada pela expansão urbana no entorno”, conclui.

O estudo foi iniciado em 2021 e conduzido de forma integrada com entidades estaduais e a Prefeitura do Recife. Também participaram da elaboração do projeto diversas instituições que possuem infraestrutura no local como a Copergás, Compesa, Celpe, Chesf, CBTU, DNIT e Exército Brasileiro.

A gestora ressalta, ainda, que o valor final do projeto representa uma economia de 50% para o Governo do Estado em relação ao projeto anterior, que custava R$ 200 milhões, e também causará o menor impacto social diante das desapropriações necessárias para a execução dos serviços, saindo de 300 imóveis para cerca de 60, sendo a maioria de forma parcial. Isso só foi possível devido ao processo de debate e planejamento com várias instituições, entre elas, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) e o Tribunal de Contas do Estado. Além disso, haverá, ainda, benefícios ambientais, como a estimativa de diminuição em R$ 6 milhões no uso de combustível e a redução em 12 mil toneladas o dióxido de carbono no oxigênio por quilometro rodado.

Atualmente, 67 mil veículos circulam diariamente por esse trecho, o que corresponde a um volume de tráfego próximo à capacidade máxima da rodovia. O índice de fluidez (nível de serviço) está classificado com a letra E, em uma escala que vai de A a F. Com a triplicação, este indicador deve elevar o nível para B, garantindo um fluxo contínuo de 60 quilômetros/hora. Para minimizar os impactos durante as intervenções, a ação será dividida em etapas, começando pela pista crescente no sentido Recife/Caruaru. O trabalho será realizado de forma gradual e sem interrupções totais do trânsito, buscando garantir a trafegabilidade mesmo com as intervenções em andamento.

Fonte: ASCOM

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

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