Saiba mais!
Na última quarta-feira (21/01), uma ação descentralizada de ampliação de acesso à concessão de cadeiras de rodas do Programa PE, do governo de Pernambuco, levou mais inclusão, acessibilidade e garantia de direitos a população da XI Regional de Saúde. A ação contemplou o município de Flores, no Sertão do Estado.
Durante todo o dia, três fisioterapeutas da Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAE) Serra Talhada, capacitados pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) Recife, realizaram avaliações e prescrições de cadeiras de rodas nos pacientes cadeirantes que aguardavam atendimento na fila de espera da AACD. Além disso, os profissionais também garantiram a avaliação funcional e a prescrição adequada dos equipamentos, considerando as necessidades individuais de cada paciente.
“A triagem de cadeiras de rodas descentralizada nas Regiões de Saúde foi um grande avanço do governo Raquel Lyra. A decisão de ir com a equipe da UPAE fazer as medições no município de Flores visou facilitar o acesso e evitar o deslocamento até a sede da regional. Com essa atitude, zeramos mais rápido a fila de espera. Foi muito gratificante coordenar essa ação”, afirmou a gerente da XI Regional de Saúde, Karla Millene.
A fisioterapeuta Marklanya Barbosa falou da importância da ação. “Participar de ações como essas é fundamental para promover inclusão, garantindo acesso, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência”, disse.
O serviço teve como objetivo propiciar uma assistência mais próxima da população da cidade, evitando que os pacientes se desloquem até a capital e, com isso, ampliando o acesso aos cuidados especializados e fortalecendo a atenção integral à pessoa com deficiência em todas as regiões de Pernambuco.
A descentralização da prescrição e entrega de cadeiras de rodas é uma ação do Programa Pernambuco Acessível que reduz deslocamentos e agiliza o acesso ao serviço. Nesse novo fluxo, a Atenção Primária à Saúde (APS) se mantém como a principal porta de entrada para o usuário que necessita de uma cadeira de rodas, e a avaliação funcional e entrega das cadeiras será realizada nas UPAE ou na AACD a depender do local de residencia da pessoa.
