PRF e SAMU realizam centésimo atendimento aeromédico em Pernambuco

Duas ocorrências foram atendidas pelas equipes no domingo

APolícia Rodoviária Federal (PRF) e o SAMU Metropolitano do Recife realizaram, no domingo (26), o centésimo atendimento aeromédico neste ano em Pernambuco, atuando em 31 municípios do estado. A atividade foi retomada no período do Carnaval e inclui dados de resgates aeromédicos, remoção de pacientes e transporte de órgãos para transplante.

No domingo, o condutor de uma motocicleta foi resgatado de helicóptero na BR 408, em São Lourenço da Mata, e encaminhado ao Hospital da Restauração, no Recife. O homem, de 29 anos, se envolveu em uma colisão com outra moto, cujo condutor atravessou de vez a rodovia. No mesmo dia, uma mulher vítima de intoxicação foi transportada de Quipapá até o Hospital Regional de Palmares.

Neste ano, foram realizados 62 resgates aeromédicos, principalmente de vítimas de sinistros de trânsito, 34 remoções de pacientes graves entre unidades de saúde e quatro transportes de corações para transplante. “A retomada da parceria com o SAMU tem sido fundamental para oferecer um atendimento pré-hospitalar ágil e crucial para salvar vidas. Com a utilização da aeronave, conseguimos oferecer uma resposta rápida e especializada em situações de emergência”, ressalta o chefe do Núcleo de Operações Aéreas da PRF, Victor Bondan.

A equipe da aeronave é composta por médicos, enfermeiros, pilotos, co-piotos e operadores aerotáticos, que ficam de prontidão na Base Aérea da PRF, localizada no bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife, e são acionados pela Central de Regulação de Urgência do SAMU. O helicóptero modelo Koala funciona como uma UTI aérea, com equipamentos, monitores e medicamentos que auxiliam na manutenção da vida de pacientes.

“Chegar a centésima vítima socorrida por essa parceria só demonstra a importância de um equipamento tão relevante e ágil quanto um helicóptero pra salvar uma vida. São números maiúsculos de um serviço que já tem sua história marcada no resgate aéreo de Pernambuco e que a gente avance cada vez mais, salvando mais pessoas”, complementou o coordenador-geral do SAMU Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas