Segurança Pública detalha Operação Carnaval 2026 em Pernambuco

Ações integram reforço policial, uso intensivo de tecnologia e investimento de R$ 12,3 milhões para garantir a segurança dos foliões em todo o Estado, com mais de 68 mil postos de trabalho extras

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) detalhou, na manhã desta quarta-feira (11), as ações da Operação Carnaval 2026, que vai atuar de forma integrada em todo o Estado para garantir a segurança dos foliões durante o período carnavalesco. A Operação contará com um investimento total de R$ 12.285.720,00 e a mobilização de 68.254 postos de trabalho extras, envolvendo as forças de segurança e órgãos operativos, com reforço antes, durante e após os principais eventos.

Entre os principais eixos da Operação está o uso intensivo de tecnologia. Ao todo, 449 câmeras, entre fixas e com visão 360º, estão instaladas em pontos estratégicos do Estado. Deste total, 325 equipamentos estão concentrados nos municípios de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes. Também foram implantados dois totens de monitoramento, equipados com seis câmeras fixas e duas com visão 360º cada, totalizando 16 equipamentos.
A Operação também contará com reconhecimento facial  e uso de bodycams no Galo da Madrugada, no Recife Antigo e no Sítio Histórico de Olinda, além de Plataformas de Observação Elevada (POE) instaladas nos municípios de Nazaré da Mata, Paudalho e Bezerros. O monitoramento aéreo será reforçado com o emprego das aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e com a ampliação da Operação Drone, que utiliza onze novos equipamentos mais robustos e modernos, permitindo acompanhamento em tempo real dos principais festejos carnavalescos. Os drones estarão operando em Recife, Olinda, Vitória de Santo Antão, Bezerros, Paudalho, Nazaré da Mata, Goiana, Pesqueira e Triunfo.

A secretária executiva de Defesa Social, Mariana Cavalcanti, destacou que o planejamento da Operação começou com antecedência e vem sendo executado de forma contínua. “A gente tem tudo pensado e planejado há muito tempo. A Operação iniciou, ainda em setembro do ano passado, com as prévias, e as forças de segurança estão prontas para proporcionar um Carnaval seguro para todos os foliões”, afirmou. A gestora também reforçou a importância de os cidadãos realizarem previamente o cadastro dos aparelhos no serviço Alerta Celular, ferramenta que auxilia na recuperação de celulares roubados ou furtados.

Outro ponto enfatizado pela SDS foi a Operação Dispersão, que consiste no reforço do policiamento logo após o encerramento dos eventos diários. Equipes atuarão nas áreas periféricas de saída do Recife Antigo e do Sítio Histórico de Olinda, garantindo a presença da Polícia Militar após o fim das festividades, com o objetivo de assegurar o ir e vir tranquilo da população e coibir principalmente roubos e furtos.

O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres, ressaltou que o uso das ferramentas tecnológicas tem sido fundamental para dar mais agilidade e precisão às ações em campo. “Com o alcance das ferramentas tecnológicas, conseguimos saber em tempo real a localização e manter contato direto com a tropa, ajudando na dinâmica de movimentação no terreno. Hoje, temos uma visão situacional das operações nos eventos, com georreferenciamento e toda uma tecnologia embarcada nos aparelhos utilizados pelos policiais”, explicou.


O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Francisco Cantarelli, reforçou as orientações preventivas ao público, especialmente em relação à hidratação, proteção solar e atenção aos pontos de risco, principalmente nos balneários. Segundo ele, toda a orla da Região Metropolitana do Recife contará com reforço de guarda-vidas, assim como o Galo da Madrugada, além do Posto de Comando Central para replicação de imagens e mapeamento de áreas de risco. O comandante destacou ainda que todas as estruturas temporárias passaram por vistorias prévias para garantir a montagem segura e alertou para a proibição do uso de serpentinas metálicas, devido ao alto risco de eletrocussão. “O trabalho é no antes, no durante e no depois dos eventos”, afirmou.

Já o delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Felipe Monteiro, destacou o funcionamento dos plantões e o reforço nos principais polos carnavalescos. Segundo ele, a PCPE terá delegacias abertas 24 horas e delegacias móveis em pontos estratégicos, facilitando o registro de ocorrências próximo ao local dos fatos. “Essas estruturas permitem que a pessoa registre a ocorrência sem precisar sair do polo carnavalesco, além de receber orientações sobre como se resguardar de dados sensíveis”, explicou.
A Operação Carnaval 2026 também contará com a atuação da Polícia Científica, com equipes distribuídas nos principais polos, incluindo o Galo da Madrugada, Olinda, Recife, Região Metropolitana, Agreste e Sertão, assegurando atendimento pericial e funcionamento das estruturas do Instituto de Criminalística e do Instituto de Medicina Legal. Centros Integrados de Comando e Controle em Recife, Caruaru e Petrolina estarão ativados. A Defesa Civil do Estado atuará com monitoramento permanente no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICCE) e com equipes presentes no Galo da Madrugada, acompanhando possíveis riscos e apoiando as ações preventivas durante os eventos.

A Corregedoria da SDS atuará com funcionamento 24 horas durante o período carnavalesco, com equipes extras no Agreste, Sertão e Zona da Mata, garantindo o recebimento de denúncias de forma presencial, por telefone, e por canais digitais. A Ouvidoria da SDS também estará disponível para atendimento à população, por meio do Disque Denúncia 181, telefone, e-mail e plataforma digital.

As ações de segurança incluem ainda medidas específicas de proteção às mulheres, crianças, adolescentes e à população LGBTQIAPN+, com divulgação de canais de emergência, direitos humanos e combate à violência, além da atuação integrada das forças de segurança nos polos de maior concentração de público. A Operação Carnaval 2026 contará com efetivo distribuído em todo o território pernambucano, com reforço especial em cidades com forte tradição carnavalesca, como Recife, Olinda, Bezerros, Pesqueira, Triunfo, Paudalho, Nazaré da Mata, Goiana e Vitória de Santo Antão, garantindo uma atuação integrada para assegurar um Carnaval seguro para moradores e turistas em Pernambuco.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 33 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas