Iniciativa visa combater o racismo de forma educativa
Em novembro, mês em que se celebra a Consciência Negra, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), por meio da Comissão para a Equidade Étnico-Racial e de Gênero (CEERG), divulga uma série de conteúdos que buscam contribuir para o letramento racial, ou seja: informações que visam conscientizar e combater o racismo.
O objetivo da ação é, através dos canais de comunicação do TRE-PE, alcançar tanto o público interno do Tribunal, quanto o externo. A proposta é criar conteúdos de fácil entendimento abordando temas como, por exemplo, o uso inadequado de palavras e expressões racistas.
Nesta primeira semana, já foram publicados dois conteúdos no Instagram do TRE-PE. O primeiro com sugestões de leituras e produções para aprofundar a compreensão sobre racismo e identidade. Confira aqui. Já o segundo é um vídeo sobre o termo “cor de pele” e por que ele deve ser evitado. Assista aqui.
O Dia da Consciência Negra foi oficialmente estabelecido pela Lei n. 12.519/2011, em referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, ocorrida em 20 de novembro de 1695. Esta data celebra e recorda a luta e a resistência do povo negro ao longo da história. Pela primeira vez, ela será um feriado nacional, após a sanção do projeto de lei que a institui como feriado ocorrido no final de 2023.