TRE-PE realiza encontro com representantes das Comissões Especiais para eleições dos Conselhos Tutelares

Encontro teve caráter preparatório para o pleito que acontecerá em outubro

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco promoveu, nesta sexta-feira (7), reunião com os representantes das Comissões Especiais responsáveis pelas eleições dos Conselhos Tutelares dos municípios pernambucanos. A maior parte dos participantes era das 44 cidades com mais de 30 mil eleitores, que poderão utilizar urnas eletrônicas no pleito. A reunião teve caráter preparatório e serviu para dirimir dúvidas sobre a resolução do TRE que disciplina a participação do tribunal nestas eleições.

O encontro aconteceu no pleno do edifício sede do TRE-PE e contou com a participação do diretor-geral do tribunal, Orson lemos, do secretário de Tecnologia da Informação do TRE, George Maciel, do coordenador em exercício do Centro de Apoio às Promotorias de Infância e Juventude do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), João Paulo Pedrosa, da promotora de justiça da Vara da Infância e Juventude de Paulista, Rafaela de Carvalho, da presidente do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA-PE), Gláucia Andrade e demais secretários do TRE.

O evento aconteceu de forma híbrido e, representantes de 14 municípios (Belo Jardim, Buíque, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Gravatá, Ipojuca, Moreno, Olinda, Paudalho, Paulista, Recife, São Caetano e Vitória de Santo Antão) compareceram presencialmente. Outras 130 pessoas, representando 19 municípios (Abreu e Lima, Águas Belas, Arcoverde, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Escada, Glória do Goitá, Igarassu, Ipojuca, Lajedo, Palmares, Paudalho, Paulista, Petrolina, Recife, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim e Toritama) participaram através de videochamada.  

A eleição para os Conselhos Tutelares será unificada em todo o país e está marcada para 1º de outubro próximo. A organização, desde o registro de candidatas e candidatos até a proclamação dos resultados, é de responsabilidade das Comissões Especiais designadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada cidade. 

A Justiça Eleitoral terá um papel de dar suporte ao pleito, com o empréstimo de urnas eletrônicas e de lona, treinamento de mesários e fornecimento da lista de eleitores, entre outras atribuições. Ficou estipulado que apenas municípios com no mínimo 30 mil eleitores poderão contar com urnas eletrônicas; nos demais, serão utilizadas urnas de lona e votos em cédulas.

As cidades que solicitaram urnas eletrônicas são: Abreu e Lima, Águas Belas, Araripina, Arcoverde, Barreiros, Belo Jardim, Bezerros,  Bom Conselho, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carpina, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Gravatá, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Moreno, Olinda, Paudalho, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una e São Caetano.

Para mais detalhes sobre as eleições dos Conselhos Tutelares e a resolução do TRE que trata do tema, clique aqui.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas