O evento é direcionado a toda a comunidade acadêmica e externa. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento.
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi), realizará o evento “Traçando Rotas: Escrevendo Juntos o Próximo Capítulo - Ensaios para o novo Plano de Desenvolvimento Institucional”. A ação ocorrerá nos dias 17 e 18 de setembro, no auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento é direcionado a toda a comunidade acadêmica e externa. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento.
Os interessados podem se inscrever por meio de formulário on-line. A programação terá início a partir das 8h, no dia 17 de setembro, e a partir das 9h, no dia 18 de setembro. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da DDI no YouTube. O evento irá marcar a abertura dos trabalhos para a elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Univasf.
O primeiro dia terá a participação do professor de Sociologia do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), de Senhor do Bonfim, Guilherme José Mota Silva. Ele irá proferir palestra, a partir das 9h30, sobre o tema “A Universidade Pública e o Desenvolvimento do Semiárido”. À tarde, haverá a mesa redonda “Revendo o passado, olhando para o futuro: análise crítica do PDI atual e apontamentos para o futuro”, que contará com a presença dos professores Mônica Tomé e José Cordeiro Neto, da Univasf, que estiveram à frente da elaboração do PDI 2016-2025, e da coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberta Queirós. O debate terá início às 14h e será mediado pelo administrador Platini Fonseca, técnico-administrativo em educação da DDI.
No segundo dia, a programação começará às 9h, com a apresentação da proposta de metodologia para elaboração do novo PDI da Univasf. Esta mesa terá a participação da equipe da DDI, composta pelos servidores Susana Kelli, Platini Fonseca e o diretor Marcelino Saturnino. “A DDI criou uma metodologia propositiva, que será aprovada pela comunidade, para que a Univasf possa iniciar a elaboração do novo PDI”, destaca Saturnino.
Para ele, o evento é de grande importância por publicizar para toda a comunidade acadêmica e externa o processo de construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional que a Univasf está prestes a iniciar. “É indispensável o engajamento da comunidade no processo de construção desse documento, pois o PDI é um produto essencialmente coletivo e precisa da colaboração de todos. Afinal de contas, o PDI nada mais é do que um catálogo de todos os anseios e demandas de uma comunidade, apresentado de forma sistematizada no formato de um plano de metas exequível, mensurável e, sobretudo, passível de verificação e acompanhamento”, afirma o diretor.