VIVA A CIÊNCIA?

Coluna Semanal!

Hoje, 08 de julho, é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico. Momento célebre, onde buscamos evidenciar a importância da comunidade científica, dos pesquisadores, Viva o SUS, Viva o MEC, Viva Viva, Viva?

É engraçado como a nossa sociedade está repleta de ironia, porque amamos a ciência enquanto ela nos convém. Nos apoiamos no saber científico enquanto o que ela diz não fere nossos princípios de crença e valores imutáveis. Apoio a ciência, desde que ela não me diga que tenho que tomar vacina. Defendo a ciência, até o momento em que meu político favorito mande acabar a greve. Sou um ser científico, porque o meu signo mostra que tenho perfil pra isso. Concordo com a ciência, desde que ela não tire os jovens da minha igreja.

Viva a ciência militante, viva a ciência da fé, onde adoto todas as ferramentas científicas possíveis pra provar que tudo o que estou dizendo, será comprovado e reafirmado, afinal de contas, precisamos ocupar espaços e mostrar que sem ciência nós não somos nada, e com fé em deus, mudaremos o mundo.

Estamos no ano onde todos fazem tudo pelo povo, cuidamos do povo, educamos o povo, a saúde é do povo, a ciência é do povo, o futuro é do povo. E o povo brasileiro, com QI médio de 83 pontos amarga o analfabetismo funcional, se anestesiando com memes e cancelamentos de quem discorda de nossa patrulha.

Enquanto usarmos a Ciência como ferramenta de ataque e defesa na luta ideológico-social, teremos um país atrasado, deitado eternamente em berço esplêndido, aguardando um futuro que nunca chega.

Precisamos tratar a ciência com o devido respeito, não apenas em palavras, mas em ações concretas. Promovendo uma educação científica capaz construir um futuro mais justo, sustentável e próspero.

A Ciência só cumprirá o seu papel, quando estivermos dispostos a revisar nossos modelos antropocêntricos, conscientes que talvez precisemos repensar e concluir que a terra não é plana, nem é o centro do universo, mas que talvez, tudo o que acreditamos precisa ser revisto, seja para reafirmar, seja para mudar.

Apoiamos a ciência, desde que o valor da bolsa de estudos não seja muito alto, receber dinheiro pra estudar em nosso País é muita pretensão, pois Ciência é luxo e não necessidade. Que possamos nos comprometer com o avanço científico, abraçando o conhecimento em todas as suas formas, questionando, aprendendo e crescendo. Somente assim poderemos transformar o Brasil em um país que valoriza e utiliza a ciência como uma ferramenta para o bem-estar e progresso de todos.

Aos cientistas, parabéns por persistirem em um campo onde o financiamento é escasso, o reconhecimento é raro, e a desvalorização é constante. Parabéns por lutar contra a maré de desinformação e negacionismo, tentando iluminar mentes em meio à escuridão da ignorância.

 

Author
Professor Tiago Machado

Tiago Silveira Machado, Eng. de Produção Mecânica, com Mestrado em Eng. de Produção e cursando doutorado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental. Trabalhando como Professor da Universidade de Pernambuco - Campus Salgueiro.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas