17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf é encerrada com entrega de menções honrosas aos melhores trabalhos e Noite Cultural

Nesta edição da Scientex foram premiados 83 trabalhos.

A programação da 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi encerrada na última sexta-feira (29). A cerimônia de encerramento ocorreu às 16h, no Cineteatro do Campus Sede, durante a qual foram entregues menções honrosas aos melhores trabalhos apresentados nas mostras e jornadas de ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão e inovação. Às 18h, os participantes se despediram do evento na animada Noite Cultural.

Na cerimônia de encerramento, as pró-reitorias de Ensino (Proen), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e Extensão (Proex) anunciaram os trabalhos agraciados com menção honrosa. A Proen premiou 16 trabalhos, a Proex reconheceu 27 projetos de extensão e a PRPPGI premiou 40, totalizando 83 trabalhos premiados na 17ª Scientex.

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, Paloma Maria de Sousa Araujo, foi uma das três pesquisadoras que recebeu menção honrosa na Mostra de Pós-Graduação. Ela apresentou o trabalho intitulado “Carbon Dots de Ciprofloxacina em Testes com Cepa Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina” e ficou muito contente com a premiação. “Enquanto pesquisadora, é uma grande satisfação ter esse reconhecimento dentro da nossa Instituição, em conjunto com outros profissionais dedicados que desenvolvem pesquisas muito relevantes. Isso nos impulsiona a continuar o trabalho em prol do desenvolvimento e das melhorias para nossa sociedade”, afirmou.

Também recebeu menção honrosa Maria Luiza Magalhães Santos, estudante do 9º período de Psicologia, por seu trabalho intitulado “As Construções Discursivas em Torno dos Ideais Pró e Contra Abolicionistas no Auxiliador da Indústria Nacional (1850-1880)”. A pesquisa teve como objetivo produzir um balanço das razões que levaram o Brasil a ser uma das últimas nações a abolir o sistema social e produtivo baseado na escravização de corpos africanos, relacionando os intelectuais abolicionistas e contra abolicionistas e analisando seus papéis na estrutura política, social e econômica do Império. “A menção honrosa serve para nos mostrar que estamos no caminho certo quanto à nossa trajetória de pesquisadores, além de evidenciar as contribuições do nosso trabalho para a sociedade”, comentou Maria Luiza.

Para finalizar a 17ª Scientex, apresentaram-se na Noite Cultural as bandas The Doctors e Pagode 874, além do cantor Ícaro Santana. Professores e estudantes participaram desse momento de confraternização, que encerrou com bastante animação o evento. Para o professor Éverton Crístian Souza, do Colegiado de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro, após dias intensos de atividades acadêmicas, a Noite Cultural representou um momento especial para extravasar a alegria e renovar as energias. “Essa noite memorável não apenas celebrou a diversidade cultural e artística, mas também se consolidou como um marco de organização e integração, oferecendo à comunidade um espaço seguro e acolhedor para confraternizar, renovar laços e celebrar a vivacidade da Univasf”, ressaltou o docente.

A 17ª Scientex foi organizada pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen); Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI); e de Extensão (Proex), com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas