5 Dicas para iniciar uma Reeducação Alimentar sem falha

Por Ana Paula Barros - Nutricionista

Esse post vai para você que quer dar a largada para uma vida mais saudável e que acabou perdendo a nossa Live no Programa Manhã da Gente com o Thiago Lima. Ou talvez você tenha até nos ouvido, mas não teve como anotar os pontos principais. Então para que você não arrume mais desculpas para ser saudável, salve e aplique no seu dia a dia, cada uma destas dicas.

1. Você precisa saber qual o motivo de você querer REEDUCAR SUA ALIMENTAÇÃO

Isso é muito importante, pois se você vai fazer isso apenas para agradar alguém, as chances de você fracassar são gigantescas. Então se o motivo desta reeducação for realmente seu, coloque em um papel, e deixe exposto em algum lugar que você possa ver todos os dias. Assim, você não esquecerá do seu compromisso. Ex: você decide fazer essa reeducação pois descobriu que tem gastrite moderada e está sofrendo com dores no estômago, coloque no papel (Preciso me alimentar melhor para não sentir mais nenhum desconforto) e pregue na porta da geladeira.

2. Não caia na Ilusão do Dia do Lixo

Muitas pessoas acabam se diminuindo por cair nessa filosofia do dia do lixo. Primeiramente eu lhe pergunto, você é alguma lixeira para colocar lixo para dentro? Não? Então qual o motivo de acreditar que isso funciona. Eu acredito que em datas comemorativas você pode comer algo que não seja tão saudável, em uma porção pequena. Afinal de contas, não adianta querer mudar da água para o vinho, pois a única pessoa que conseguiu fazer isso foi JESUS CRISTO. Então, precisamos ter cautela, acredite, comer 1 a 2x na semana uma refeição diferente não colocará toda a sua reeducação a perder.

3. Foque mais no que se pode comer, do que no que não se deve comer com frequência

Quando nós focamos no que somos aconselhados a não fazer, porém gostamos, geramos um aumento de ansiedade. Já percebeu isso? Pois é, isso também acontece com a comida. Portanto, não foque que você precisa tomar menos refrigerante ou comer menos hamburguer e batata frita. Foque que você precisa comer mais alimentos naturais (não industrializados) para que tenha mais saúde e disposição para desenvolver melhor seu trabalho e as demais atividades diárias.

4. Faça Redução progressiva de  AÇÚCAR, SAL, GORDURA

Para você que come tudo isso de forma exagerada, cortar de vez talvez não seja a melhor opção. Sério Nutri? Sério. Você possivelmente já é dependente dessas substâncias, e retirá-las de forma brusca pode causar uma crise de abstinência. Sendo assim, comece reduzido. Por exemplo: faça seu suco sem açúcar, e adicione açúcar no copo, ao logo dos dias você vai reduzindo a quantidade de açúcar até que seu paladar se adapte. O mesmo pode ser feito com o sal, evite usar temperos industrializados, reduza a quantidade de sal e aumente a quantidade de temperos naturais como cheiro verde, orégano, alho, cebola e tantos outros. Quanto a gordura, vá saindo aos poucos da fritura e invista em pratos assados.

5. Não faça sua feira sem uma lista prévia e com Fome.

Se você decidir fazer o contrário, provavelmente irá gastar muito mais, e colocar alimentos que são atrativos aos olhos e desreguladores da saúde. Ao comprar alimentos saudáveis e ter eles disponíveis na sua casa deixará todo o processo de reeducação mais difícil. Se você tiver uma dispensa mais enxuta e com uma variedade maior de alimentos saudáveis será muito mais fácil permanecer no foco e atingir seu objetivo o mais rápido possível, EU GARANTO.

Agora para e pensa, já pensou o quanto sua vida pode melhorar se você aplicar esses 5 passos? Pensou? Então, está esperando o que? Correeeee, e faz acontecer.

Tags:
saude nutricao
Author
Professor Tiago Machado

Tiago Silveira Machado, Eng. de Produção Mecânica, com Mestrado em Eng. de Produção e cursando doutorado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental. Trabalhando como Professor da Universidade de Pernambuco - Campus Salgueiro.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas