Veja!
Para celebrar o Dia Nacional do Escritor, a ser comemorado na próxima terça-feira, 25 de julho, a Cepe Editora realizará ações durante toda a semana, de 23 a 29 de julho. Uma delas é o bate-papo “Elas escrevem”, que reunirá, na data festiva, as autoras Michelle de Assumpção, Renata Paes, Renata Santana, e a editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni, para uma conversa no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), às 16h. O evento é gratuito.
Uma das autoras, Renata Santana, toca numa ferida que pode ser comum a outras autoras e autores contemporâneos. “Há uma tendência em valorizar, ler, discutir, publicar a literatura de mulheres que já estão longe do recorte contemporâneo. Eu não quero ser lida apenas quando estiver morta”, afirma.
Editor da Cepe, Diogo Guedes ressalta a importância de ações como essa para a produção literária brasileira. “Celebrar as escritoras e os escritores brasileiros é essencial, pois a criação literária no Brasil nem sempre é valorizada como deveria, e muitas vezes dedicar-se é uma espécie de militância quase solitária. Essas ações buscam evidenciar o papel fundamental dos criadores para os livros, buscando entender o que inspira o que inspira a escrever e também debatendo o cenário atual da literatura no Brasil”, pontua o editor.
Além do bate-papo, a editora programou uma ação promocional que dará um livro gratuito para as compras a partir de R$50. Nesta ação estão contemplados diversos gêneros literários: conto, poesia, infantil, romance e biografia. Os títulos são Contos (2017), de Hermilo Borba Filho; O voo da eterna brevidade (2017), de José Mário Rodrigues; Geneton: viver de ver o verde mar (2019), de Ana Farache e Paulo Cunha; Jutaí menino (2016), de Gilvan Lemos; Talvez precisemos de um nome para isso (2019), de Stephanie Borges; Ventania braba no domingão cinza (2015), de Luiz Bras e David Alfonso.
E quem acompanha as redes sociais da Cepe, se liga na campanha #semanadoescritor(a), onde divulgaremos vídeos de cerca de um minuto com autores da editora respondendo a pergunta "O que inspira a escrever?”. Nomes como Cida Pedrosa, Vanessa Molnar, Eduardo César Maia, Carlos Eduardo Amaral e Stephanie Borges passarão pela sua timeline.