Aldeia Vale Dançar movimenta o Sertão do São Francisco

Saiba mais!

De 19 a 27 de abril, corpos, ideias, poéticas e modos de fazer se juntam em comunidade para celebrarem a potência da produção em Dança no Vale do São Francisco, durante a décima sétima edição da Aldeia Vale Dançar – Festival de Dança do Vale do São Francisco. Realizada pelo Sesc Petrolina em parceira com o Departamento Nacional do Sesc, o projeto tem o objetivo de realizar ações de fruição, formação e fomento, contribuindo para o fortalecimento da linguagem no Sertão do São Francisco. A programação acontece em Petrolina e em Juazeiro (BA), com oficinas, apresentações de espetáculos, shows musicais, palestra, lançamento de filme, intervenções urbanas e performances.

“Nesta edição, convidamos algumas produções que pensam a Dança em sua dimensão crítica sobre o mundo, trazendo em suas criações reflexões sobre corpo, raça e gênero ou ainda produções que pensam o diálogo entre culturas tradicionais e culturas contemporâneas. Fazem parte também, manifestações urbanas como o passinho, brega funk, vogue, entre outros, que tem se destacado em espaços periferizados das cidades de Petrolina e Juazeiro”, explica o supervisor de Cultura do Sesc Petrolina, André Vitor Brandão.

As ações acontecem no Sesc Petrolina, na Orla da Cidade e no Centro Cultural Filhos de Zaze (Juazeiro/BA). A abertura será sexta-feira (19/4), às 16h, na Biblioteca do Sesc, com a palestra “Elaboração de Projetos e Inteligências Artificiais”. Às 20h, no Teatro Dona Amélia, o público poderá conferir o lançamento do filme “Batuk-Ajé: um batuque que ecoou”, da Qualquer um dos 2 Companhia de Dança (Petrolina/PE). Em seguida, às 21h, haverá a apresentação musical “Batuk-Ajé” com a cantora petrolinense Camila Yasmine.

Braço cultural do projeto Palco Giratório, a Aldeia receberá nesta edição no dia 20 de abril a partir das 20h, no Teatro Dona Amélia, o espetáculo “PROCEDIMENTO#6”, com Jackeline Mourão e Reginaldo Borges (Campo Grande/MS). No dia 27, o tradicional Overdança vai oferecer onze horas de programação artística, que será encerrada com show do cantor pernambucano Romero Ferro (Recife|PE).

Durante os dez dias de festival, diversos artistas se revezarão em uma ampla programação. A Aldeia Vale Dançar conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Petrolina e da TV Grande Rio.

OFICINAS – O Festival conta com ações formativas, que terão início no dia 16 de abri, com a oficina “Gestão de Elaboração de Projetos com o Chat GPT”, ministrada por Jones O. Mota (Senhor do Bonfim/BA) e a oficina de Dança “Do Encoberto ao Desejado”, com Guego Anunciação (Salvado/ BA), as duas formações acontecerão até o dia 18 de abril, das 19h às 22h. Nos dias 26 e 28 de abril, das 9h às 12h, será realizada uma  oficina de Balé Clássico, com  Wilemara Santos (Fortaleza/CE). As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no Sesc, enquanto durarem as vagas. O valor é de R$ 44 (Público em Geral) e R$ 22 (Comerciários e Dependentes).

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas