Desde o início do programa, mais de 87 mil aparelhos foram resgatados pelas forças de segurança.
Por meio da atuação da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Governo do Estado segue comprometido em ampliar as estratégias de combate aos crimes patrimoniais. Nesse sentido, um dos maiores destaques é o Programa Alerta Celular, uma iniciativa consolidada que tem desempenhado um papel fundamental na recuperação de aparelhos roubados ou furtados, facilitando a ação das forças policiais.
Apenas em 2025, os agentes da segurança pública conseguiram reaver mais de 9 mil celulares subtraídos em todo o território pernambucano. Desde o início do programa, mais de 87 mil aparelhos já foram resgatados. O Alerta Celular conta com um robusto banco de dados, onde já foram cadastrados 990 mil celulares, representando uma média de quase 319 aparelhos registrados por dia no sistema. Foram 135.385 cadastros realizados em 2023; 117.487 cadastros em 2024 e 109 mil 2025.
Esse cadastro tem sido essencial para as abordagens policiais, permitindo que as forças de segurança realizassem mais de 1,7 milhão de consultas para verificar a situação dos aparelhos. Além disso, ao longo de 2025, foram promovidas 1 mil ações de conscientização em espaços públicos estratégicos, como terminais integrados, shoppings, mercados e parques, garantindo que mais cidadãos tenham acesso à ferramenta.
Nos eventos do final do ano, as ações de divulgação foram intensificadas. No dia 30/12, as equipes atuaram no Mercado de Casa Amarela e no Mercado de Afogados. E no dia 31/12, a ação ocorreu nos Shoppings Plaza e Patteo. Nesses espaços, a Polícia Militar atendeu os cidadãos para cadastro e esclarecimento de dúvidas. Na mesma data, na celebração da Virada Recife, o Programa Alerta Celular também esteve presente para atendimento do público que compareceu ao evento.
Para esse mês de janeiro de 2026, a SDS segue intensificando os atendimentos do Alerta Celular com programação montada dos dias 02/01 até o dia 31/01, com equipes nos locais públicos citados e Porto de Galinhas.
