André Longo apresenta ações do 3º quadrimestre à Alepe

Veja!

O balanço de ações, investimentos e estratégias para o enfrentamento da Covid-19 em Pernambuco foram apresentados, nesta terça-feira (20), na 10º reunião remota da Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe). O secretário estadual de Saúde, André Longo, destacou a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a apresentação do balanço do 3º Quadrimestre de 2020 da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). 

Durante a explanação do gestor estadual, foi colocado em pauta o desafio dos sistemas de saúde e o investimento dos países neste cenário de emergência. Nesse quesito, Pernambuco se destaca no aporte de recursos públicos destinados à área. “Pernambuco tem sido no Nordeste o Estado que mais investe em saúde, totalizando 16,58% do tesouro estadual no setor. A obrigação constitucional é de 12%, mas o Estado de Pernambuco vai além, tendo um dos maiores investimentos do Brasil”, destacou André Longo.  

Cerca de R$ 320 milhões foram investidos em ações de saúde durante o último quadrimestre de 2020 em Pernambuco. Os recursos foram destinados para ampliação do parque tecnológico do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE), que tem entre suas atribuições o processamento das amostras biológicas para detecção da Covid-19; investimentos na vigilância epidemiológica da doença; oferta de procedimentos de média e alta complexidade; aquisição de medicamentos e insumos farmacêuticos; construção, ampliação e reforma das unidades de saúde e demais ações de enfrentamento ao vírus.   

“O ano de 2020 foi o mais desafiador para saúde pública em mais de um século. Geralmente, o primeiro ano de uma gestão é voltado para o planejamento, com realização de conferências, elaboração de plano plurianual, e fomos surpreendidos pela eclosão da pandemia que colocou de joelhos os sistemas de saúde em todo o mundo. O SUS procurou atuar de forma digna, com todos os recursos possíveis, mesmo sendo atingido de forma muito dura. Pernambuco foi um dos Estados com o acometimento mais precoce e com mais força da doença”, disse.  

A mobilização para a assistência aos pacientes vitimados pela Covid-19 foi um dos principais fatores que demandaram agilidade e eficiência. Atualmente, com a abertura de novos leitos e readequação dos já existentes, Pernambuco conta com 2.858 leitos na rede pública estadual, sendo 1.611 de UTI e 1.247 de enfermaria. Outros 789 são pertencentes à rede privada (511 de UTI e 278 de enfermaria).  

O secretário também destacou os efeitos que a imunização contra a Covid-19 já vem apresentando. De acordo com as análises epidemiológicas, Pernambuco começou a observar o decréscimo do número de internações e falecimento de idosos pelo novo coronavírus. “Esse decréscimo foi possível em decorrência do início da vacinação contra a doença nesse público. Anteriormente, 76% das pessoas que faleceram tinham mais de 60 anos e agora estamos colhendo os frutos do ponto de vista epidemiológico da imunização contra o vírus. Vale salientar que nosso Estado foi pioneiro na inicialização da vacinação dos idosos acima de 85 anos”, afirmou Longo.  

A presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Alepe, Roberta Arraes, destacou o relatório da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), que apontou o Estado de Pernambuco como o que possui a menor taxa de mortalidade da doença no país. Nos últimos 30 dias Pernambuco, registrou uma taxa de mortalidade de 16,5 casos para cada 100 mil habitantes, menos da metade da média nacional, que foi de 39,2 casos para cada 100 mil habitantes. A deputada frisou ainda o empenho do Governo do Estado na abertura de leitos de terapia intensiva em todas as regiões, especialmente no Sertão do Araripe onde a oferta era de 10 leitos, passando por ampliação chegando a 70 de terapia intensiva e 80 de enfermaria.

Fonte: SES

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas