APAC informa chuvas abaixo da média em Pernambuco, nos próximos três meses

O resultado da previsão indica permanência de chuvas abaixo da média

A Apac divulgou a previsão climática para os meses de abril, maio e junho em Pernambuco na manhã desta quinta-feira (25) de maneira online e ao vivo, através do canal do youtube da Agência. 

A primeira reunião climática especialmente focada para o leste do Nordeste, que destaca as regiões do Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife, foi realizada na última quarta-feira (24), por videoconferência com participação dos Centros Estaduais de Meteorologia dos 09 estados do Nordeste, órgãos de meteorologia nacionais, INMET e CPTEC e internacionais, ECMWF e KIT manteve os indicativos de previsão da reunião anterior.

O trimestre compreende o início período chuvoso da região do Agreste, Zona da Mata e Litoral e redução gradual das chuvas no Sertão. Nesse período, os principais sistemas indutores de chuva são a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL). Destaca-se a grande variabilidade espacial e temporal das chuvas, podendo ocorrer chuvas fortes e isoladas concentradas em poucas horas. Ressalta-se a importância do acompanhamento das previsões diárias e avisos meteorológicos da APAC.

As chuvas acumuladas nos dois primeiros meses de 2021 foram mais intensas no Sertão, e ocorreram de forma isolada com má distribuição espacial e temporal, ficando alguns lugares com chuvas acima da média e outros com chuvas muito abaixo da média. A precipitação acumulada no ano variou entre 20 e 400 mm no Sertão, entre 10 e 200 mm no Agreste, 20 e 200 mm na Zona da Mata e, 40 e 280 mm na Região Metropolitana do Recife.

 

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas