Apevisa e MPPE realizam seminários de integração entre os meses de maio e setembro

Esses seminários, que contemplam todas as Macrorregiões de Saúde de Pernambuco e seus municípios, estão divididos em quatro etapas, nos meses de maio, julho, agosto e setembro.

De maio a setembro de 2025, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), realiza os Seminários de Integração entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e os componentes do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária.

O objetivo desses eventos é fortalecer a cooperação interinstitucional, promovendo o alinhamento de estratégias, fluxos de atuação e boas práticas entre o MPPE e os componentes do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa), com foco na defesa da saúde pública da população pernambucana, além de estimular a integração e a troca de experiências entre os Promotores de Justiça do MPPE e os profissionais da Apevisa e das Visas Municipais.

Esses seminários, que contemplam todas as Macrorregiões de Saúde de Pernambuco e seus municípios, estão divididos em quatro etapas, nos meses de maio, julho, agosto e setembro. A cidade de Caruaru, sede da II macrorregião, deu início a esse ciclo no auditório do Centro Universitário Tabosa de Almeida, nos dias 29 e 30/05. Os interessados em participar das próximas edições do Seminário devem acessar o site do MPPE (https://portal.mppe.mp.br) próximo às datas dos eventos para garantir sua vaga.

Neste primeiro dia, pela manhã, a mesa de abertura contou com a presença da promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAO Saúde) do MPPE, Helena Capela, da procuradora de Justiça Liliane da Fonseca, da promotora de Justiça Sophia Wolfovitch e da diretora geral da Apevisa, Karla Baeta, que ministrou a palestra intitulada: “Atribuições legais dos entes do Sevisa-PE no âmbito da Vigilância Sanitária”.

Na parte da tarde, o encontro contou com almoço, debate e apresentação de profissionais da vigilância sanitária.

“A ideia do Seminário Integrado MPPE e Apevisa surgiu em função das distintas demandas de fiscalização sanitária oriundas do órgão e a necessidade de compreender melhor as atribuições da Vigilância Sanitária de cada esfera da gestão, bem como aproximar órgãos parceiros, que têm a missão de promover e proteger a saúde da população. Além disso, identificamos os objetos de ação mais demandados pelo MPPE e estes serão abordados como forma de qualificação das equipes municipais”, relatou Karla Baeta.

Programação:

1º evento (II macrorregião de saúde de PE):
Data: 29 e 30 de maio de 2025
Local: ASCES UNITA – Centro Universitário Tabosa de Almeida (Av. Portugal, 584,
Bairro Universitário – Caruaru/PE) – Auditório 02 do Campus 01

2º evento (IV macrorregião de saúde de PE):
Data: 03 e 04 de julho de 2025
Local: Petrolina

3º evento (III macrorregião de saúde de PE):
Data: 28 e 29 de agosto de 2025
Local: Serra Talhada

4º evento (I macrorregião de saúde de PE):
Data: 25 e 26 de setembro de 2025
Local: Recife

Inscrições: Os interessados em participar das próximas edições do Seminário devem acessar o site do MPPE (https://portal.mppe.mp.br) próximo às datas dos eventos, a fim de garantir sua vaga.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas