Arboviroses: VIII Geres realiza capacitação para profissionais dos municípios

O objetivo foi fortalecer o processo de trabalho e promover a educação continuada daqueles que são responsáveis pelo controle do mosquito.

As arboviroses são doenças causadas por insetos que transportam o vírus após picar uma pessoa infectada. Em atenção ao cenário epidemiológico atual, em Pernambuco, a VIII Gerência Regional de Saúde (VIII Geres), por meio da Coordenação Regional de Vigilância em Saúde, realizou momentos de educação em saúde para 168 agentes de combate à endemias (ACEs) dos 7 municípios que compõem a VIII Geres. O objetivo foi fortalecer o processo de trabalho e promover a educação continuada daqueles que são responsáveis pelo controle do mosquito.

O conteúdo do curso foi planejado de forma direta,  distribuído em processo teórico e prático. A teoria abordou desde a biologia do vetor, características morfológicas e arbovírus até métodos de controle vetorial e estratégias de comunicação no processo de combate ao Aedes Aegypti. Por sua vez, o conteúdo prático aconteceu no Laboratório de Entomologia da VIII Geres e contou com a identificação e mapeamento das larvas do mosquito com a ajuda de microscópio.

“É importante para que a gente tenha cada vez mais conhecimento para auxiliar no trabalho”, declarou o agente Cícero Nunes, do município de Cabrobó. Além dele, o agente Jerônimo Silva, de Petrolina, destacou a melhoria e exposição de novas estratégias aprendidas no curso. “Pude ter uma percepção de como criar estratégias para superar as dificuldades no dia a dia com a população, o que garante a melhor aceitação no combate ao mosquito”, explicou Jerônimo.

Os encontros iniciaram em dezembro de 2023 e seguiram até o dia 14 deste mês. Além disso, os treinamentos aconteceram uma vez em cada um dos municípios da Regional, sendo eles: Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Petrolina, Orocó e Santa Maria da Boa Vista.

A apoiadora de vigilância ambiental da VIII Geres, Angélica Rodrigues, explicou a motivação para criação do curso e o desenvolvimento dos ACEs dos municípios vinculados à regional. “A capacitação foi motivada pelo empenho da regional em fortalecer o profissional, que é linha de frente no combate ao mosquito para que eles sintam-se mais pertencentes ao processo. Além disso, os encontros nos permitiram estar mais próximos dos municípios e entender as fragilidades da região para mitigar os impactos das arboviroses”, destacou Angélica.

Tags:
saude
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas