Theatro Cinema Guarany retoma programação semanal com estreia de O Agente Secreto

Programação regular começa nesta quinta (8), às 19h30, e segue até domingo com filmes nacionais

O acesso à sétima arte, com programação semanal de filmes para todos os públicos, volta a fazer parte da rotina do centenário Theatro Cinema Guarany, localizado em Triunfo, no Sertão do Pajeú. O equipamento cultural gerido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), estreia sua programação semanal, nesta quinta-feira (8), às 19h30, com a exibição de O Agente Secreto (2025), mais recente longa-metragem de Kleber Mendonça Filho.

A sessão inaugura uma nova fase do equipamento histórico, que passa a oferecer exibições regulares ao longo do ano, integrando o Theatro Cinema Guarany ao ecossistema cultural do Sertão do Pajeú.

“A retomada do Theatro Cinema Guarany acontece após três anos de investimentos do Governo de Pernambuco em melhorias na área de acessibilidade, segurança e equipamentos técnicos de ponta. Hoje o Guarany conta com uma plataforma de acessibilidade, sistema de climatização e equipamento de cinema de última geração para oferecer uma experiência única”, destaca o administrador do equipamento cultural, Bruno Santana.

Por ser a única sala de cinema de Triunfo, o Theatro Cinema Guarany assume um papel estratégico na democratização do acesso ao audiovisual. “A ideia da curadoria de filmes é priorizar o melhor do cinema popular brasileiro, sem abrir mão das produções contemporâneas, com o intuito de mobilizar pessoas de todas as faixas etárias e grupos sociais”, explica Pedro Severien, curador da programação de filmes do Guarany e do Cinema São Luiz, no Recife.

PROGRAMAÇÃO - Após a sessão de abertura com O Agente Secreto, a programação segue em Triunfo, até domingo (11), com títulos nacionais lançados no ano passado. Na sexta-feira (9), às 19h30, o público poderá conferir O Último Azul (2025), de Gabriel Mascaro. No sábado (10), às 19h, é a vez de Luiz Gonzaga – Légua Tirana (2025), de Diogo Fontes e Marcos Carvalho. No domingo (11), a agenda começa às 14h,  com a volta de Luiz Gonzaga – Légua Tirana e de O Agente Secreto à tela em nova sessão, às 16h30.

Além das exibições regulares, o Theatro Cinema Guarany estará aberto para acolher mostras, festivais, sessões especiais e atividades formativas, incentivando a participação dos realizadores locais na construção da programação. A iniciativa fortalece o audiovisual sertanejo e reafirma o cinema como espaço público de encontro, reflexão crítica e valorização da cultura brasileira.

GUARANY REQUALIFICADO - A retomada da programação no Theatro Cinema Guarany é resultado direto da requalificação realizada pela Fundarpe nos últimos três anos, com investimentos na ordem de R$1,5 milhão.

Uma das mudanças é o novo sistema de projeção e som (projetor 4K, tela retrátil, e som 5.1), do equipamento cultural, que passa a oferecer ao público local sessões com alta qualidade. Além disso, o Guarany recebeu adaptações acessíveis nos banheiros e uma plataforma elevatória com acesso ao piso superior, onde fica a sala de exibição, além de nova tela e cortina.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 33 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas