Assembleia Pastoral começa terça (26) com o desafio de refletir a diocesaneidade no Regional Nordeste 2

A Assembleia Pastoral Regional é o principal evento da CNBB NE 2

O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2) vivencia, a partir da próxima terça-feira (26), a 58ª edição da Assembleia Pastoral. O encontro reunirá cerca de 150 pessoas de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB), para refletir sobre o tema “Diocesaneidade: ser igreja a partir da igreja local”.

A Assembleia Pastoral Regional é o principal evento da CNBB NE 2, pois, é durante sua realização que são debatidos os desafios, avaliados os avanços e definidas as novas diretrizes para as ações pastorais e evangelizadoras. Essa construção é feita com a colaboração direta de leigos e leigas, clérigos, religiosos e religiosas das quatro arquidioceses e 17 dioceses que compõem o território eclesiástico.

Para ajudar nesse itinerário, o assessor será o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, que aprofundará o tema geral iluminado pelo lema “O que vimos, ouvimos e tocamos, nós vos anunciamos” (1Jo 1, 1-3). Além de conferências, a Assembleia Pastoral Regional oferecerá uma programação intensa até quinta-feira (28) com momentos de oração e louvor, celebrações da Santa Missa, debates e grupos de trabalho.

Programação

A 58ª Assembleia Pastoral Regional começa com o credenciamento dos participantes, às 16h. Após o jantar, todos se encontram, às 19h, no auditório para a acolhida com o anfitrião, o bispo da Diocese de Campina Grande (PB), dom Dulcênio Fontes de Matos. Em seguida, o bispo de Cajazeiras (PB) e presidente da CNBB NE 2, dom Francisco de Sales, faz a abertura.

Depois da apresentação da logística da assembleia, o arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, conduzirá a Lectio Divina. O exercício de escuta da Palavra de Deus será realizado com a leitura, meditação, oração e contemplação da passagem bíblica 1Jo 1, 1-4. A noite será concluída com a partilha dos participantes e a oração final.

A programação da assembleia será retomada na quarta-feira (27), às 7h, com a Celebração Eucarística, na capela do Convento Ipuarana. A Santa Missa será presidida pelo bispo de Salgueiro (PE), dom José Vicente Pinto, que participa pela primeira vez do encontro regional.

Ainda pela manhã tem início a série de conferências, que vão levar os participantes a mergulhar no tema “Diocesaneidade: ser igreja a partir da igreja local”, sob a condução de dom João Justino. Ao todo serão três palestras ao longo do dia, intercaladas com momentos de oração, animação e debates em grupos de trabalho. O segundo dia de assembleia será finalizado com um jantar festivo.

Síntese

A quinta-feira (28), último dia da Assembleia Pastoral, começará com a Oração de Laudes, às 7h30 na capela, conduzida pela Comissão Regional de Liturgia. Logo depois do café da manhã, acontece a conferência “Os desafios da Diocesaneidade em nosso Regional” ministrada pelo coordenador diocesano de Cajazeiras (PB), padre Janilson Rolim, e pelo bispo de Caicó (RN) e vice-presidente da CNBB NE 2, dom Antônio Carlos Cruz Santos.

Ao longo da manhã, os participantes voltam a trabalhar em grupos na elaboração de proposições práticas para a caminhada do Regional. As sugestões serão apresentadas e debatidas no período da tarde, em plenário, quando todos votarão a síntese – documento final com as diretrizes pastorais para o Nordeste 2.

A 58ª Assembleia Pastoral Regional termina com a Missa de Envio, a partir das 17h. A liturgia será presidida por dom Francisco de Sales e concelebrada por dom Antônio Carlos e pelo bispo de Pesqueira (PE) e secretário da CNBB NE 2, dom José Ferreira Salles.

Fonte: CNBB NE2

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas