Bispo de Petrolina é agraciado com medalha em reconhecimento por sua atuação na pandemia

O hospital ofertou à população 100 leitos e contou com postos de enfermagem, área de desinfecção, farmácia, recepção, refeitório, além de equipamentos a exemplo de respiradores, monitores e desfibriladores.

O bispo da Diocese de Petrolina (PE), dom Francisco Canindé Palhano, foi agraciado com a medalha Senador Nilo Coelho, a mais importante comenda da cidade. O religioso recebeu a homenagem na última segunda-feira (15), no encerramento dos festejos em honra à Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira local.

A medalha foi concedida da dom Canindé pelo prefeito de Petrolina, Simão Durando, em reconhecimento pelos serviços prestados pela diocese, sobretudo, durante a pandemia de covid-19. O gestor lembrou que no período mais crítico da crise sanitária, em 2020, a diocese cedeu o espaço do Centro Pastoral Monte Carmelo para montagem de um hospital de campanha, o primeiro a ser erguido no sertão pernambucano.

“Não poderíamos deixar de fazer essa justa homenagem ao nosso bispo, entregando a nossa maior honraria. Além disso, aproveitamos esse dia tão representativo para devolver as chaves do prédio em que funcionou o hospital de campanha. Quantos petrolinenses não foram tratados naquele lugar, quantas histórias de vitória? Sem dúvidas, hoje é dia de festa”, disse Simão.

O hospital ofertou à população 100 leitos e contou com postos de enfermagem, área de desinfecção, farmácia, recepção, refeitório, além de equipamentos a exemplo de respiradores, monitores e desfibriladores. Em ambiente humanizado, os pacientes tinham ainda TV com wi-fi e tablets para a comunicação com familiares.

No unidade de saúde atuaram cerca de 150 profissionais entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. 

Fonte: CNBB NE2

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas