Bispos da CNBB Nordeste 2 definem a nova composição do Conselho Episcopal Pastoral

Bispo nomeado para Salgueiro (PE), monsenhor José Vicente Pinto, assume a presidência da Comissão Regional para a Vida e a Família.

Os bispos da CNBB Nordeste 2 definiram, nesta quinta-feira (27), durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, a nova composição do Conselho Episcopal Pastoral (CEP) para o quadriênio 2023-2027. O grupo é formado pelos presidentes ou referenciais das 12 Comissões Regionais, que reúnem as diversas dimensões pastorais da Igreja.

Cinco comissões têm novos presidentes. O bispo de Campina Grande (PB), dom Dulcênio Fontes de Matos, preside a Comissão Regional para a Animação Bíblico-Catequética; o bispo de Palmares (PE), dom Fernando Barbosa é o referencial para a Comissão Regional para os Ministério Ordenados e a Vida Consagrada; bispo nomeado para Salgueiro (PE), monsenhor José Vicente Pinto, assume a presidência da Comissão Regional para a Vida e a Família.

Também tem novo presidente a Comissão Regional para a Juventude, que passa a ser conduzida pelo bispo de Patos (PB), dom Eraldo Bispo da Silva. A outra novidade está na Comissão Regional para a Comunicação Social, que tem como referencial o bispo de Caicó (RN), dom Antônio Carlos Cruz Santos.

As demais comissões tiveram seus presidentes reconduzidos à função, são eles: o bispo de Guarabira (PB), dom Aldemiro Sena dos Santos (Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial); o bispo de Garanhuns (PE), dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa (Doutrina da Fé); o bispo auxiliar de Olinda e Recife (PE), dom Limacêdo Antonio da Silva (Ação Sociotransformadora); o bispo de Palmeira dos Índios (AL), dom Manoel de Oliveira Soares Filho (Laicato); o bispo de Cajazeiras (PB), dom Francisco de Sales Alencar Batista (Liturgia); o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido (Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso); e o bispo de Penedo (AL), dom Valdemir Ferreira dos Santos (Cultura e Educação).

O bispos que formam o CEP se reúnem ordinariamente três vezes ao ano, incluindo encontros com os Coordenadores Diocesanos de Pastoral (CDPs), para avaliar e traçar, se for necessário, novas metas para a caminhada pastoral do Regional. O primeiro encontro do novo conselho será virtual, nos dias 16 e 17 de agosto.

Fonte: CNBB NE2

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas