Campus Salgueiro ofertará 210 vagas em cursos superiores através do Sisu em 2025

Para concorrer a uma das vagas disponíveis no campus Salgueiro, os candidatos deverão ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024

No período de 17 a 21 de janeiro, estarão abertas as inscrições para os cursos de graduação oferecidos por diferentes instituições públicas de ensino superior do país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) é uma das instituições aderentes ao Sisu e este ano vai ofertar um total de 1.054 vagas, distribuídas entre os sete campi da Instituição. No campus Salgueiro, serão ofertadas, em 2025, 210 vagas em quatro cursos de graduação: Engenharia CivilLicenciatura em FísicaTecnologia em Alimentos e Tecnologia em Sistemas para Internet.

Para concorrer a uma das vagas disponíveis no campus Salgueiro, os candidatos deverão ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 e atender aos demais requisitos definidos no edital n.º 1/2025, que regulamenta a utilização do Sisu como processo seletivo para ingresso na instituição. Conforme o Termo de Adesão publicado pelo IFSertãoPE, serão oferecidas através do Sisu 30 vagas para o curso de Engenharia Civil, com entrada única no segundo semestre, e 60 vagas para a Licenciatura em Física, sendo metade (30 vagas) no primeiro semestre e a outra metade (30 vagas) no segundo semestre de 2025. Já os cursos de Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Sistemas para Internet irão ofertar 60 vagas anuais cada,  divididas em dois semestres (30 vagas por curso/semestre). A depender do semestre de entrada (1.º ou 2.º semestre), os horários de oferta dos cursos podem variar entre os turnos matutino, vespertino ou noturno.

No ato da inscrição, os candidatos deverão indicar o grupo de concorrência no qual se enquadram, considerando as vagas disponíveis para a ampla concorrência e o percentual reservado por meio da Lei n.º 12.711/2012 (Lei de Cotas). De acordo com a Lei de Cotas, metade das vagas de cada curso deve ser reservada aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo e são conveniadas com o poder público. Desse percentual, 50% das vagas também deverão ser reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo per capita. A Lei ainda estabelece critérios de reserva de vagas para os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e para pessoas com deficiência.

O quantitativo completo das vagas, com informações detalhadas sobre a distribuição de cotas por curso, pode ser consultado de duas formas: no próprio edital divulgado pelo IFSertãoPE ou através da opção “Consultar vagas”, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Informações adicionais sobre os cursos superiores oferecidos pelo IFSertãoPE podem ser obtidas no Guia de Cursos. Acesse esta página para consultar o edital n.º 1/2025 e outros documentos relativos ao Sisu 2025.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas