Saiba mais!
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou, nesta sexta-feira (12/09), mais uma edição da Caravana de Qualificação da Doença Renal Crônica (DRC). A ação aconteceu em Arcoverde, no Sertão, município que é sede da VI Regional de Saúde (Geres), e reuniu médicos e profissionais da rede pública para atualização e fortalecimento das práticas clínicas voltadas ao diagnóstico e cuidados da doença.
Visando à detecção precoce da DRC nos serviços públicos de saúde, além de reduzir os encaminhamentos tardios para a nefrologia. A qualificação busca evitar que os pacientes cheguem aos serviços especializados em estágios avançados, quando muitas vezes já é necessário iniciar hemodiálise ou até considerar o transplante renal.
“É um momento potente de educação permanente em saúde, que fortalece nossa prática clínica e qualifica o cuidado para a população. Quando o Estado traz grandes nomes para o interior, promove algo muito maior que um simples encontro: promove equidade, reduz distâncias e garante que o conhecimento científico chegue onde a vida acontece, nos nossos territórios”, disse o Gerente da VI Geres, Dayvison Amaral.
A iniciativa faz parte de uma estratégia estadual para fortalecer a rede de atenção à saúde. Até o momento, a Caravana já percorreu sete municípios, qualificando mais de 600 profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).