Cerca de 300 participantes se reuniram para debater avanços e desafios da atuação no ambiente escolar
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) realizou mais um encontro do ciclo formativo da educação inclusiva para profissionais de apoio da Rede Estadual. Desta vez, a formação foi voltada aos profissionais do Sertão. Cerca de 300 participantes se reuniram de segunda (11) a terça-feira (12) para debater os avanços e desafios da atuação no ambiente escolar. O encontro aconteceu em Gravatá, no Agreste do estado.
A formação, assim como a anterior, em outubro, teve o objetivo de construir saberes a respeito do papel e da prática desenvolvida pelos profissionais de apoio escolar na educação inclusiva. “É muito importante levar essa formação aos profissionais de apoio escolar do Sertão. Nosso ciclo está contemplando a rede de profissionais e professores de educação especial/inclusiva de forma ética, com compromisso e, sobretudo, valorizando o fazer pedagógico à luz da acessibilidade e da equidade.”, considera Sunnye Rose, gerente de Educação Inclusiva da SEE.
A programação do encontro contou com palestras que debateram temas como as narrativas e os ofícios dos profissionais da educação inclusiva e a acessibilidade na prática. O segundo dia da formação foi voltado para oficinas de primeiros socorros; higienização, alimentação e vestimenta; desafios do apoio escolar e métodos para evitar respostas inadequadas no contexto escolar.
O calendário do ciclo formativo segue com um encontro sobre “literatura e cultura surda”, de 12 a 14 de novembro, voltado para tradutores e instrutores de Libras da Rede Estadual. A iniciativa é da Gerência de Educação Inclusiva (GEI), da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (Sede).