Saiba mais!
Até o dia 1º de novembro, o Campus Salgueiro contará com uma programação dedicada ao cinema e à temática dos direitos humanos. Com uma curadoria de quatro filmes nacionais, ao longo de três dias, as sessões de filme serão acompanhadas de debates junto à comunidade acadêmica.
O Cineclube sobre Direitos Humanos é uma iniciativa dedicada a usar o poder do cinema para aumentar a conscientização sobre questões de direitos humanos, incentivar discussões significativas e promover uma educação voltada para a transformação social. Em cada sessão, o público terá a oportunidade de assistir a filmes que abordam temas como política, classe, ditadura militar, raça, desigualdade social, gênero e educação.
“Queremos criar um espaço de formação através do cinema, de modo que a comunidade acadêmica possa se reunir para aprender, refletir e agir sobre questões que afetam nossa sociedade”, diz Frido Claudino, coordenador do projeto. “O cinema é uma ferramenta poderosa para contar histórias e inspirar mudanças. Nosso objetivo é utilizar isso com vistas a promover a educação e a transformação social.”
A atividade também busca fazer do cinema uma ferramenta de educação visual, proporcionando à comunidade acadêmica do Campus Salgueiro um ambiente inclusivo e participativo, onde todos os estudantes possam discutir e ampliar sua formação sobre direitos humanos. Em especial, serão abordados os temas desta edição: política, classe, ditadura, raça, gênero, educação, entre outros. Cada exibição contará com professores convidados e será seguida de uma roda de debates sobre os filmes, com livre participação da comunidade.
A iniciativa é parte integrante do projeto de extensão “O cinema vai ao IF: Cinema e Direitos Humanos”, organizado pelo grupo de pesquisa OcupaLab – Laboratório de Ocupação e Educação Visual, que nasceu com a perspectiva de trabalhar com o potencial de educação e transformação social por meio das imagens técnicas, em especial da fotografia e do cinema. Além da coordenação do professor Walfrido Claudino, o projeto contou com a idealização do professor Williard Scorpion e a organização dos estudantes Maria Eduarda de Carvalho, Pedro Vitor, Rudá Atikum, Luiz Gustavo e Evelyn Camilla, que integram a equipe do grupo de pesquisa.
Programação
30/Out/2024
07h30 -Filme: Democracia em Vertigem Debate: Antonildo Pereira Orlando Oliveira Frido Claudino
13h30 – Filme: Eles não usam Black-Tie Debate: Betânia Araújo Kélvya Freitas Pedro Araújo
31/Out/2024
07h30 Filme: Cidade de Deus Debate: Pedro Araújo Vandeilson Goes
01/Nov/2024
07h30 Filme: Que horas ela volta? Debate: Daine Ribeiro Lair Sabóia