Com atividades de 12 a 15 de novembro, evento promove exposição, oficinas, além de projeções artísticas na Casa da Cultura, Memorial da Democracia de PE e no Monumento Tortura Nunca Mais
Fechado para reforma desde o dia 26 de outubro, o Theatro Cinema Guarany contará com programação itinerante neste mês de novembro. Enquanto o equipamento cultural dá continuidade às obras do projeto de acessibilidade, iluminação cênica e modernização dos equipamentos de projeção fílmica, a gestão do cinema-teatro traz ao público a lúdica “Sessão Loré: 100 anos do Theatro Cinema Guarany”. A atividade será comandada pela arte-educadora Bruna Florie, nos dias 9 e 23 de novembro, das 9h às 11h, na Praça Carolino Campos, em frente ao centro cultural. As duas mediações serão gratuitas.
Concebido por Bruna Florie e dirigido por Gabriel Andrade, o espetáculo “Sessão Loré: 100 anos de Theatro Cinema Guarany” estreou em Triunfo-PE, em abril de 2022, e, desde então, caiu na graça da criançada. Sucesso de público, a atração segue o conceito do teatro de lambe-lambe: por meio de uma caixa cênica, a narrativa de curta duração atende um espectador por vez. Com o auxílio de imagens e ilustrações, a história apresenta o equipamento cultural, os seus feitores e reafirma a sua importância para a manutenção das tradições culturais da cidade.
O gestor do cinema-teatro, Bruno Santana, destaca que todas as atrações que compõem a programação do Guarany são pensadas para atrair todos os públicos. “Essas ações refletem o compromisso do estado com o processo de preservação e promoção de sua rica herança cultural, garantindo que as tradições locais sejam fortalecidas e que a cultura continue a florescer, de modo especial, na região do sertão. Os equipamentos culturais desempenham um papel crucial neste processo, quando oferecem à população e aos visitantes, oportunidades para vivenciarem e apreciarem em completude toda a diversidade artística”, comenta.
O Theatro Cinema Guarany é um equipamento cultural gerido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe.
Sobre Bruna Florie – Atriz, brincante, arte-educadora e produtora cultural. Atua em Triunfo, no Sertão de Pernambuco, e encabeça os projetos “Brincanças”, “Cor, Arte e Cidadania”, “Sessão Loré”, “Bruffa” e “Sarau Pantim”. Ela também é membro dos coletivos artísticos Pantim e Mãe Chiquinha.